sábado, 31 de maio de 2008

Tremores nos dois lados da Terra




Na noite de 22 de abril de 2008 os cidadãos de parte do Estado de São Paulo foram surpreendidos com um tremor de terra de 5,2 graus na Escala Richter, cujo epicentro foi a 270 km da cidade de São Vicente, no Oceano Atlântico. A imprensa nacional tem dado destaque a este fenômeno que fez muita gente sair de casa correndo no meio da novela. Alguns atribuiram a tremedeira a fenômenos sobrenaturais, mas o real motivo foi o terremoto mesmo.

Já cogitaram até o surgimento de uma tsunami, porém os especialistas no assunto adiantaram que para ocorrer uma onda gigante, são necessários mais de 7 graus em um tremor. O mais engraçado é que um especialista da USP no dia seguinte, no Bom Dia São Paulo, na Rede Globo, disse que este tipo de tremor é normal no litoral entre o Espírito Santo e o Rio Grande do Sul. Além disso, completou a informação dizendo que isso ocorre praticamente toda semana, mas com uma intensidade menor da que ocorreu no dia 22 de abril.

Logo depois do "pequeno" tremor em São Paulo no dia 12 de maio de 2008 um terremoto provocou a destruição de mais de 70 mil casa o governo afirma que o número de mortos pode passa de 80.000, O numero de desaparecidos continua grande sendo por volta de 23.775 pessoas e 358.816 ficaram feridas no sudoeste da China. Ajuda internacional tem feito grande diferença e não param de chegar doações de alimentos e roupas.

Segundo France Presse responsável pelo escritório de sismologia da região o tremor de 6,4 graus da escala Richter foi o mais forte desde o de 8 graus que atingiu a Provincia de Sichuan

Nenhum comentário: