sexta-feira, 9 de maio de 2008

A Importância da comunucação


Comunicação é o intercâmbio de informações entre sujeitos e objetos ,também pode ser definida como a materialização dos nossos pensamentos ,que são passadas e reinterpretadas pelos receptores.Já comunicação humana se desenvolve em diversos campos de diferentes naturezas, dos quais podemos destacar dois enfoques distintos: a comunicação em pequena escala, e a comunicação em larga escala ou comunicação de "massa". Em ambos os casos, o ser humano passou a utilizar utensílios que passaram a auxiliar e a potencializar o processo de produção, envio e recepção das mensagens. A tecnologia passou a fazer parte da comunicação humana, assim como, passou a participar da maioria das atividades desenvolvidas pela humanidade ao longo do seu desenvolvimento.Outra forma de comunicação é a segmentada a mesma esta relacionada ao desdobramento do modelo de Comunicação de Massa. Ela ocorre pelos meios de comunicação tradicionais como jornais, rádios, TVs, Cinema, cartazes ou internet, porém, diferentemente do modelo de massa, atinge grupos específicos, classificados de acordo com características próprias e preferências similares. A Comunicação Segmentada tem a particularidade de atingir um número menor, porém mais específico, de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor.De acordo com pesquisa feita em 2000 por um instituto norte-americano que estuda padrões de leitura on line, leitores de notícias na Web preferem texto a imagens. Segundo o estudo, fotografias e gráficos perdem a importância em sites de notícias. Esse tipo de informação é fundamental para se planejar, editar e publicar o conteúdo dos jornais on line.Pode-se destacar duas formas de jornalismo na Internet. Uma delas é a informação puramente on line, em tempo real. A outra são os sites de publicações especialmente da mídia impressa, transportados para a Internet. Estes, na maioria das vezes, apenas reproduzem o conteúdo da mídia impressa. Em alguns casos, sem adequar a forma do papel aos padrões da Internet.No jornalismo on line, mudam também as relações de trabalho. Não basta o repórter redigir o texto e passar ao editor. A atividade passa a ser desenvolvida em conjunto. Além do redator e do editor, é necessário um grupo técnico que envolva um especialista em multimídia. Os repórteres têm de se habituar a trabalhar em parceria com o técnico e o designer.

Nenhum comentário: