terça-feira, 13 de maio de 2008

História do rádio é resgatada em Livro

A obra fala sobre os precursores do rádio

Para comemorar os 77 anos do Rádio em Mogi das Cruzes, o jornalismo e professor Nivaldo Marangoni da Universidade de Mogi das Cruzes, lançou um livro em 2005, sobre “Memória do Rádio de Mogi das Cruzes” que aborda os personagens mais marcantes do rádio. A obra fala sobre os precursores, as programações, os programas, os estilos, o dia-a-dia do repórter de rua, até mesmo a utilização desde veículo pelos políticos, enfim, são registros para a posteridade e momentos que marcaram a presença do rádio em Mogi. O livro tem 230 páginas, estão inseridas 305 figuras, entre fotos e ilustrações.


As primeiras páginas do livro trazem dedicatória, agradecimento, reflexão, prefácio e palavra do autor em nome da história. Na reflexão no terceiro ao quarto parágrafo me chamou muita atenção em que fala “Já parou para pensar o que seria do mundo sem o rádio? Sem a música suave ou pauleira? Clássica ou sertaneja? Brega ou Chique? Como será que as sociedades tidas como “modernas” se conheceria? Como se interagirem sem a utilização das ondas hetzianas aperfeiçoadas pela curiosidade de Guglielmo Marconi e do padre Roberto Landell de Moura?”. Agora podemos imaginar sem este veículo, como seria o dia-a-dia da população.


Dois personagens importantes passaram pela cidade, conhecido como pais do rádio o Padre Landell e o italiano Guglielmo Marconi que pode ter sido o pioneiro na radiotelegrafia – transmissão de sinais em Código Morse à distância, sem o auxílio de fio, e o Padre Landell que foi o primeiro no mundo a transmitir a voz humana à distância através de uma onda eletromagnética. Ele descobriu a radiotelefonia, ou seja, o rádio tal como o conhecemos. Muitos não sabem que eles passaram pelo solo de Mogi das Cruzes.


Segundo José Sebastião Witter professor titular de História do Brasil da USP, que foi o autor do prefácio “O tempo passou, a tecnologia atingiu os níveis altíssimos, porém nada é melhor, pelo menos no Brasil, em termos de comunicação do que o rádio. O rádio é ainda hoje, o meu fiel companheiro diário, esteja eu onde esteja”. Explica Witter


O rádio foi o protagonista das comunicações em Mogi, e referência para outros meios de comunicações como: O Diário, Mogi News, Rádio Transcontinental, Rádio Metropolitana, TV Diário, entre outros veículos que se encontra na cidade. Podemos afirmar hoje que a cidade de Mogi das Cruzes é onde se concentram os maiores veiculo de comunicação e profissionais da área.

Nenhum comentário: