Jornais ensinam crianças a escreverem
Tânia Regina Gonçalves Figueiredo, professora de Ensino Fundamental da rede pública na cidade de Marília, interior de São Paulo, usou o jornalismo para dar aulas a crianças de 1ª a 4ª séries. Tânia usou a linguagem escrita para estimular a produção de textos e melhorar o conhecimento dos alunos na língua portuguesa.
Durante dois meses a professora da Escola Estadual Antônio Gomes de Oliveira, trabalhou com os alunos na análise de estruturas de textos jornalísticos. O objetivo era sanar as dificuldades que os estudantes têm em escrever, com espontaneidade, textos claros, objetivos e com seqüência lógica.
Com recortes e colagens a pedagoga ensinou as crianças a manusearem e identificarem cada seção do jornal, além de entenderem os diversos tipos de texto, como anúncio, propaganda, notícia, reportagem etc. Depois do aprendizado, a lição era elaborar todos os textos estudados. Os alunos também tiveram noção de diagramação e elaboração gráfica à medida que tinham que produzir o jornal da classe para exposição na escola.
Com as reportagens feitas os alunos aprendiam não só português, mas também matemática, história, geografia, ciências, saúde e educação artística.
Durante dois meses a professora da Escola Estadual Antônio Gomes de Oliveira, trabalhou com os alunos na análise de estruturas de textos jornalísticos. O objetivo era sanar as dificuldades que os estudantes têm em escrever, com espontaneidade, textos claros, objetivos e com seqüência lógica.
Com recortes e colagens a pedagoga ensinou as crianças a manusearem e identificarem cada seção do jornal, além de entenderem os diversos tipos de texto, como anúncio, propaganda, notícia, reportagem etc. Depois do aprendizado, a lição era elaborar todos os textos estudados. Os alunos também tiveram noção de diagramação e elaboração gráfica à medida que tinham que produzir o jornal da classe para exposição na escola.
Com as reportagens feitas os alunos aprendiam não só português, mas também matemática, história, geografia, ciências, saúde e educação artística.
Um comentário:
Sempre achei interessante o uso do jornal em sala de aula para incentivar a leitura e forçar a compreensão de textos, usando uma ferramenta próxima da realidade. O maior problema destas atividades está nos profesores que, infelizmente, muitas vezes não são leitores habituais de jornais e pouco conhecem sobre os veículos.
Postar um comentário