sexta-feira, 30 de maio de 2008

Palestra com Fernando Hessel na UMC

Hessel, entre a gestora Cristina e o prof. William
O jornalista Fernando Hessel, diretor corporativo do Grupo Bandeirantes de Comunicação, ministrou uma palestra na noite do dia 29 de Maio, no Auditório do Centro Cultural da UMC, campus Mogi das Cruzes. Ele abordou os projetos aplicáveis em novas mídias, além da democratização da informação no momento que há uma forte tendência para a convergência de meios.

“Foi uma grande honra ser convidado e ministrado esta palestra sobre convergência de mídia. Um tema pertinente neste momento de mudança e expansão dos meios de comunicação no Brasil com o advento das transmissões digitais”, diz Hessel, que iniciou a palestra contando um pouco da sua experiência profissional, como o inicio da carreira de video-repórter até sua chegada à diretoria da Rede Bandeirantes, onde trabalha há 11 anos.
Na emissora ele passou por diversas áreas de entretenimento e jornalismo, tanto na TV quanto na emissora de rádio, como por exemplo o Cozinha Maravilhosa da Ofélia, Bandeirantes AM, SP Digital, Brasil Urgente, Vídeo Repórter Band, Jornal da Noite, entre outros. Além disso, também adquiriu experiência no exterior, como no canal a cabo CNN e no Emirates Media Corporation nos Emirados Árabes.
“O melhor de tudo é retornar à UMC, pois tenho ótimas recordações. Este ambiente me proporcionou um verdadeiro laboratório durante os quatro anos em que passei aqui”, diz Hessel, que formou-se em 1997, construindo posteriormente uma carreira com especialização em Diplomacia Brasileira na USP e pós-graduado em Administração e Gestão de Negócios.
O jornalista explicou e exibiu uma de suas video-reportagens, que é matéria jornalística realizada por um único profissional, responsável por toda execução e produção. Também expôs uma nova iniciativa, o Repórter Mobile, que cobre os acontecimentos por meio do aparelho celular.
Ao fim da palestra, alunos de vários períodos procuraram o jornalista, que deixou a seguinte mensagem: “É importante deixar claro que precisamos pensar rápido no futuro e investir em conhecimento técnico científico para novas formas de comunicação. O aumento de mão-de-obra é esperado com muita ansiedade pelos grupos de telecomunicações devido à multiplicidade de canais, por isso um ótimo cenário aos estudantes da área.”

Nenhum comentário: