domingo, 4 de maio de 2008

Jornalismo Regional


O mercado de trabalho para o jornalista vêm crescendo bastante. Há pouco tempo era inexistente os jornalistas diplomados na cidades interioranas. Hoje isto já mudou e em quase todos os jornais regionais já têm um jornalista formado. O que é preciso é a conscientização dos empregadores, porque muitos acham que para escrever num jornal não é necessário ser jornalista. Isso os donos de jornais de cidades pequenas. Porém esta é uma realidade que aos poucos está mudando. O jornalista vem ocupando seu espaço não só no jornal impresso, mas também tem a possibilidade muito grande de ocupar seu espaço nas TVs regionais, nos rádios, internet e meios alternativos. Sem contar as assessorias de imprensa, que são meios de bastante expressão em cidade do interior. O que não podemos esquecer que a informação hoje em dia é a melhor arma que uma pessoa pode ter.
O que se pode tomar como lição de tudo isso é que algo de novo e positivo está acontecendo com o Jornalismo, fora das grandes capitais. E com a transformação, o conceito de Jornalismo Regional está mais do que na hora de ser revisto. Com essa mudança que vem ocorrendo, os jornais regionais vêm crescendo dia após dia e tomando a conscientização do que realmente é o jornalismo, o que realmente é fazer jornalismo e o quanto é importante passar a informação de forma clara e com ética. O leitor acaba se envolvendo com o veículo de comunicação e passa adquirir confiança no que está lendo. Enquanto isso, os grandes jornais, que se dizem nacionais, não estão se dando conta de que estão começando a dividir a atenção dos leitores, pois a preocupação maior é com a guerra que travam entre si, para bater os recordes de páginas e tiragem.
Na real, o que podemos observar é que o jornalismo regional já é uma tendência nova para o Jornalismo e está chegando pra ficar.

Nenhum comentário: