quarta-feira, 28 de maio de 2008

JORNALISMO PUBLICITÁRIO

Propagar também é informar.

Contradição, desconfiança, incompatibilidade. Essas são algumas questões que surgem inicialmente ao se tratar de jornalismo publicitário.

Embora o jornalismo tenha, como sua maior missão, um papel social a exercer, não se pode deixar de imaginar, que, assim como todas profissões numa esfera capitalista, precisa de lucro, de um capital financeiro para progredir e até mesmo para se constituir. Mas o que num primeiro momento pode representar algo de baixa qualidade, sem ética ou apenas mais um texto publicitário, vem se destacando como uma sustentável posição jornalística. Também não se trata apenas de mais algumas páginas de anúncios, produto que claramente financia e mantém grande parte das empresas jornalísticas.

O site ateliê de letras, evidencia nitidamente esta tendência. Textos publicitários, sem a obrigatoriedade de vender produtos específicos, enaltecendo a visão e especialidades do cliente, escritos de forma integralmente jornalística. Esta é a fórmula proposta (e comprovadamente bem aceita) por Rodolfo Dantas, profissional da área da comunicação e criador do projeto que já possui em sua carteira renomados e satisfeitos clientes.

Em contraposição, o Observatório da Imprensa, publicou um artigo em que contesta veementemente esta condição.

Num mercado aparentemente restrito, cabe aos profissionais decidirem que caminho trilhar. Manterem-se imóveis e apontar “dedos éticos” ou vibrar, interagir e acompanhar as constantes tendências de mercado.

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