sexta-feira, 2 de maio de 2008

As fontes jornalísticas


A fonte é uma ‘peça’ importante para o jornalismo. È delas que surgem as mais variadas e preciosas informações para se desvendar um fato. Sendo assim, o jornalista não pode deixar o seu ego ‘falar mais alto’. È necessário que se tenha uma relação harmônica com todas as pessoas, pois todas são essências para a realização do seu trabalho, desde a faxineira até o presidente da república.

O jornalista que acha que sabe tudo acaba sempre por cometer erros. Com base em achismos ou ao se comparar a um detetive e/ou policial acaba tirando conclusões precipitadas. Por mais que algumas evidências pareçam ser óbvias, nada por ser levado à tona se não houver confirmações, ou seja, provas, testemunhas ou quaisquer fontes confiáveis.

Em 2007, foi publicada site Overmundo uma entrevista com o jornalista Jailton Carvalho. Nesta falou sobre alguns aspectos que envolvem a fonte e o jornalista. “A durabilidade da fonte é uma questão de se conseguir escrever uma matéria com força e impacto sem comprometer a fonte ou o sentido do texto, diz Jailton. Ainda falou sobre o limite de proximidade entre a fonte e jornalista. “Você não pode deixar que a fonte ache que é amor, que você é amigo dela. (...) Se você quer informação tem que tomar cuidado. Se o sujeito vira seu amigo você começa a fazer vista grossa para os deslizes morais dele.”

Enquanto alguns repórteres se fingem se cego, surdo e mudo para obter uma informação importante, outros acreditam o ser. Neste caso são manipulados através de idéias, nível de relacionamento ou mesmo com suborno.
Para se fazer um jornalismo sério, o repórter precisa estar atento à todos as pessoas e aspectos que envolvem a sua profissão. É essencial ter senso crítico na investigação de uma informação. Pois os envolvidos abominam o seu papel e o quanto puderem esconder ou te desviar do caminho da verdade, assim o farão.

Nenhum comentário: