quinta-feira, 8 de maio de 2008

Organizando as pequenas mídias para o debate



Esperiência reuni blogs de jornalistas para debates através da internet

A grande mídia pauta as discussões na sociedade, mesmo sendo minorias em quantidade. O número de veículos e mídias alternativas existentes é muito grande. Os blogs, por exemplo, segundo uma pesquisa da agência McCann, divulgada em agosto de 2007 pela Intel, são 170 milhões no mundo e 5,9 milhões são do Brasil.

Se todos esses blogs direcionassem os debates para um mesmo tema, teríamos uma grande influência na formação de opinião de leitores e uma repercussão muito maior sobre as temáticas abordadas. Assim funciona o projeto Ciranda dos textos, que tem por objetivo reunir textos articulados por diversos blogueiros acerca de um tema pré-definido.

A iniciativa é inspirada no americano Carnival of Journalismo e a cada mês é escolhido um tema onde qualquer jornalista ou estudante de Comunicação pode participar, desde que se comprometa a escrever textos e artigos sérios sobre os temas propostos e tenha um blog no qual publicará seus trabalhos.


O projeto acaba funcionando de forma cíclica e permite um melhor aprofundamento das temáticas, já que publicar a matéria é só o primeiro passo. O trabalho continua com o acompanhamento das discussões e comentários dos seus textos (além de fazer os seus próprios) e assim produzir novos textos, que serão comentados, gerando mais leitores, debates e aprofundamentos.

Nenhum comentário: