terça-feira, 6 de maio de 2008

Jornalismo Ambiental




O meio ambiente é um assunto bem relevante e possui diversas características em cada região. E essa questão muitas vezes é deixada de lado pela mídia e a divulgação do assunto só se faz quando acontece algum desastre ecológico ou quando algo pode realmente atingir o bolso de cada cidadão. A mídia chega a ser insensível diante deste assunto e só divulga notícias sobre o meio ambiente quando na ocasião de circunstância trágicas.


Porém, precisamos perceber a urgência desse assunto, enquanto ainda nos resta tempo. Dificilmente a imprensa se aprofunda em notícias relacionadas ao ar, á água, ao tempo, enquanto um grave problema ambiental, dia após dia, toma conta de noticiários e é tema de muitas pesquisas – o aquecimento global. Sem contar os problemas que o país enfrenta relacionados à Amazônia, saneamento básico, falta de recursos hídricos etc.



Creio que o jornalismo ambiental passa a ser uma questão social e não apenas uma notícia corriqueira. Tanto é que o jornalista que aborda essa questão é confundido com ambientalista e queira ou não passa a ser um modo de vida, porque sempre estará ligado a um propósito. São poucos que enxergam esse segmento do jornalismo e fica longe de ser um tema factual.


Portanto, é necessária uma conscientização coletiva para um assunto de extrema importância para a sociedade e que atinge diretamente cada um dos cidadãos. O jornalista tem que ter a obrigação de buscar as informações de uma maneira geral, em suas diversas formas e seus variados segmentos. Não deve ficar escolhendo a melhor “fatia” do bolo e sim saber que o sabor está num todo. É de suma importância abrir os olhos para essa questão e a mídia só precisa desempenhar seu papel eliminando qualquer tipo de discriminação.

Nenhum comentário: