sexta-feira, 2 de maio de 2008

Pauta Jornalística

“A pauta é extensa, minuciosa, quase uma receita completa de como cada repórter deve fazer sua reportagem”.


A elaboração da pauta é essencial antes de se fazer uma reportagem, pois através delas temos uma idéia de como abordar os fatos. Deste modo, temos a segurança de realizar um bom trabalho de apuração, pois todos os aspectos são pensados como: objetivo, o tipo de abordagem, a importância da noticia, além de pensar previamente em fotos ou imagens a serem captadas.

A professora Joanita Mota Ataíde cita algumas definições de pauta. Segundo José Marques de Melo a pauta é um ‘’... roteiro destinado à pré-seleção das informações a serem publicadas.”
O autor Clóvis Rossi explica que a pauta é extensa, minuciosa, quase uma receita completa de como cada repórter deve fazer sua reportagem (indicações do que o repórter deve fazer, as pessoas que deve ouvir, que perguntas fazer). E o Luciano de Moraes diz que o objetivo é vender a matéria, estimular o repórter e/ou a chefia, espicaçando o espírito crítico de quem vai fazer a reportagem.

Em alguns momentos é quase impossível de se fazer uma pauta aprofundada, pois hoje mais do que nunca, os fatos estão acontecendo em questão de ‘segundos’. Já que o papel o jornalista é apurar e divulgar as informações, não se pode perder muito tempo para levá-lo a publico. Porém mesmo não tendo muito tempo para a elaboração da pauta, o repórter precisa ter pelo menos um esboço. Isto pode ser feito no trajeto ao local do fato.

O repórter não pode e não deve cometer o abuso de não realizar uma pauta prévia. Por mais experiência que possa ter, o profissional da comunicação tem que pensar na notícia antes mesmo de ela acontecer. Pois como o tempo é seu maior aliado, o repórter precisa ter um ‘jogo de cintura’ para ter êxito no seu trabalho. Enfim, quem tem uma visão no futuro tem grandes chances de obter sucesso na profissão.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa as infomormações. Estou desenvolvendo um software de controle de pautas jornalisticas e essas informações foram muito importante.

Grato

Alfeu