sexta-feira, 9 de maio de 2008

XXI :: 100% d'inédit, 0% de publicité


Apresentação em flash da XXI, nº 2

100% conteúdo, 0% publicidade. Esta é a proposta da recém lançada revista XXI (VingteUn), cujo projeto nasce baseado em uma independência que resgata o jornalismo aparentemente esquecido com o advento da web, ou por ele renovado. É isso mesmo! Ocorre que a idéia de lançamento de XXI fundamentou-se nas quedas de vendas da mídia impressa na Europa, bem como no avanço da web no hábito da leitura.


O resultado: o lançamento de uma revista impressa em grande formato que valorizasse a narrativa, bem como abolisse a publicidade em nome da estética e do predomínio do veículo e de sua linguagem. Notadamente, isso não seria possível sem o aporte de acionistas como diretor da publicação, Laurent Beccaria (33%), oredator-chefe, Patrick de Saint Exupéry (33%), Edições Gallimard (20%), bem como acionista individuais (14%).

De acordo com os editores,a idéia foi resgatar as narrativas da imprensa americana denominada "narrative writing",
estilo de escrita extensa com 10 a 30 páginas, geralmente praticadas por The New York Times Magazine , The New Yorker , Atlantic Monthly ou Vanity Fair . O cenário da XXI reunirá trimestralemente romancistas, jornalistas, repórteres-fotográficos e artistas, nas mais de 100 páginas projetadas por Quintin Leeds, diretor artístico do Monde, e Sara Deux.

A revista não está disponível na web, mas é possível acompanhar pelo blog da XXI, onde se pode ver a apresentação em flash, numa espécie de ciranda de páginas que permite ampliar e escutar o que é dito sobre o conteúdo. A partir desta exposição é possível perceber quanto o jornalismo, a arte, a estética, a narrativa e o leitor ganharam com este projeto. Poder-se-ia dizer que valeria a pena colecionar, pois com estas características a XXI teria lugar certo nas prateleiras das bibliotecas particulares e públicas. Ou como dizem os idealizadores: "ela foi concebida para ser lida como um livro".
::::::::::::
Para os jornalistas e interessados, é possível obter o press-kit do número 2, lançado em 17 de abril de 2008.

2 comentários:

André Almeida disse...

putz... isso me despertou um grande interesse. isso é inspirador.

webjorsuperacao disse...

André, pelo que vejo consegui provocá-lo, Sem dúvida esse retorno à grande narrativa não é à toa, sobretudo na Europa. Legal que isso tenha despertado alguma idéia em ti!
@_@"
►◄