Observando os programas jornalísticos de fim de tarde, nota-se uma briga ferrenha por audiência, e isso não é de hoje. Por conta disso, cada jornal busca sensibilizar o telespectador, prender sua atenção, mesmo que para isso precise apelar para imagens que beiram o sensacionalismo.
Dentro deste contexto, surgem algumas perguntas:
Quais são os critérios na seleção do quê vai ao ar nos programas jornalísticos? É preciso chocar o público para chamar a atenção? Mostrar cadáveres, tiroteios, acidentes e outras tragédias num horário em que as famílias se reúnem para assistir TV, ou seja, após as 18 horas? Uma verdadeira luta sem regras, em que todos saem perdendo, principalmente o público.
Há quem defenda o sentido de, jornalisticamente, “mostrar a vida como ela é”; mas quem disse que mesmo nos grandes centros só há tiros, acidentes e mortes? Há muitas pautas interessantes mas que não são valorizadas. Por que um assassinato na periferia merece maior destaque que um homem que faz de sua casa uma biblioteca pública para as crianças da mesma comunidade? “Você é o que você consome”, sintetiza o dito popular. E depois ainda reclamam do crescimento da violência.
É preciso rever as prioridades, há uma inversão de valores entre o quê é bom e o que é melhor [em termos de audiência] para ser veiculado. Quem sabe assim poderemos, ao menos, sentar para o jantar comentando as principais manchetes da noite.
3 comentários:
Concordo plenamente!! Os telejornais somente mostram tragédias, e infelizmente, parece que é só isso que dá audiência, pois é só isso que eles mostram!
Olha concordo que haja uma inversão de valores na informação...pois em algumas emissoras a prioridade é mostrar o que não é tão importante e deixam de mostrar fatos que merecem destaques, bem como outros que querem expor fatos que acabam mostrando uma realidade de modo exagerado esquecendo assim que o mundo não é feito apenas de violência ou só de mar de rosas....
O sistema televisivo precisa urgentemente de uma reavaliação.. Como bem apresenta a matéria correspondente, uma maior atenção sobre o que se tem valorizado e sido exposto ao telespectador ultimamente, se faz necessário. A cada dia este, tem se tornado mais degradante.
Não consigo me acostumar a isso tudo, o telejornal deveria servir para alertar, informar e até mesmo educar em certos assuntos, mas ao meu ver, ele tem aproveitado, quase que explicítamente desse meio.
Estão enriquecendo as custas das desgraças das pessoas e do mundo.. Nem tudo na vida tem seu lado ruim, acidentes acontecem, pessoas morrem, a cada dia surgem novas doenças.. mas porque ficarmos batendo nessa mesma tecla?!
São fatos e às vezes inevitáveis..
Fico pensando o porquê de notícias desse porte fazerem tanto sucesso e tanto alvoroço, se é tão mais agradável e interessante assistirmos a uma matéria que fale sobre descobertas científicas, saúde, educação, família, sobre o lado bom da vida..
Talvez eu nunca consiga entender!
Na minha opinião, tudo isso é gerado por pura ignorância, não só dos que nos trazem as notícias, mas sim de todos aqueles que as assistem, dando cada vez mais íbope a estes programas rídiculos que insistem em mostrar toda esta terrível realidade!
Postar um comentário