sexta-feira, 28 de março de 2008

Marketing Viral no rumo do Jornalismo

Funcionamento do Marketing/Propaganda viral


Na internet conhecemos como marketing viral, toda a propaganda que tem como objetivo virar uma epidemia. A cada dia que passa, nota-se cada vez mais os blogs, sites, portais que publicam matérias pagas, os conhecidos marketings virais. Juntando o útil ao agradável, percebe-se que o jornalismo tem tomado um rumo contrario ao aquele que ele tem de fato: o de utilidade pública.

O marketing viral é uma forma utilizada por diversas empresas para tornar mais conhecida uma marca, tendo como nicho inicial as redes sociais. A idéia é fazer com que peças sejam reproduzidas como uma "epidemia". O site Futepoca mostra bem o que está acontecendo, onde a empresa Nike procura o site, para além de divulgar o jogador, ele procura o portal para divulgar a marca e propor uma parceria, porém exige algumas coisas para que fosse realmente firmado o acordo. No site da Nike percebe-se mais facilmente o marketing viral, ou seja, a Nike tenta fazer que o internauta depois de assistir passe para frente a marca fazendo assim, uma corrente de futuros clientes.

O fato não termina por aí, acontece que trabalhando nessa vertente os jornalistas estarão acabando com a imparcialidade, forçando que seus leitores “engolirem” um produto que não acrescentará em nada em seu conhecimento.

Relativamente tem-se que analisar o fato, o internauta tem o direito de receber uma matéria no minimamente imparcial, mas deve-se concordar que sem os patrocinadores, o meio de comunicação não sobrevive. Sabe-se que acima de tudo hoje o jornalismo tem criado diversas formas de trabalhar em conjunto com as propagandas sem danificar o seu conteúdo. Matérias relacionadas com o anunciante, pois ao ler, o leitor, irá logo relacionar o assunto com a propaganda, outra forma de não perder o patrocinador nem o leitor colocar uma legenda que firme o teor da matéria. Conclui-se que só basta cada meio aproveitar da criatividade de cada um para que o jornalismo não caia na falta de informação.

Um comentário:

Juliano Saka disse...

Muito bom Bruna!
A tv brasileira tem vários exemplos interessantes vide Milton Neves, que vende de Sucos Camp à Fechaduras Pado.
E o que isso tem a ver com esporte?