domingo, 30 de março de 2008

Clichê Rockn Roll amor ou ódio à mídia?


Será que santissima trindade sexo, drogas & rock'roll gosta da mídia?
Tenho lá minhas dúvidas, da revolta punk as bandas de pop-rock sempre existiu esta ambiguidade entre os meios como revolta ou autopromoção.

A MTV (music and television) estreiou em 1 de agosto de 1981, no Estados Unidos,o mais o curioso é o clip e estréia tinha relação com a mídia, Video Killer the Radio Star (the bugles) reclamava que a tv tinha acabado com rádio, outra banda que ficou famosa explorando esta vertente foi a banda inglesa Dire Straits com a música Money for Nothing, na qual contestava o consumismo vendido pela mídia ao mesmo tempo dizia que o legal era tocar guitarra na MTV.

Nos anos 90 a banda irlandesa U2, usou muito bem este conceito gravando um disco intitulado de ZooTv (tv zoológico) no qual as letras falavam do mito de tecnologia e os excessos da mídia em nosso cotidiano,esse disco rendeu uma turnê mundial com o nome de Zooropa.

Neste fase o vocalista Bono Vox encenava um personagem chamado McPhisto, que era uma espécie de demônio que simulava cenas de sexo com uma câmera de tv e usava um controle remoto mudando os canais cuja programações era várias emissoras internacionais, que eram exibidos em um telão gigantesco atrás do palco.

Na verdade o U2 quis fazer uma brincadeira, uma metáfora ao controle do mundo.

No Brasil algumas bandas também exploraram este clichê como, por exemplo, os titãs com a musica televisão:

Trechos da música:

"A televisão me deixou burro muito burro demais
agora todas coisas que eu vejo me parecem iguais"

"O Cridê fala pra mãe que tudo que antena captar meu coração captura
Vê se me entende pelo menos uma vez criatura"

Poderia citar milhares de canções que "metem" o "pau" na tv, mas meu próximo passo será esperar alguma banda que escreva letras que xinguem o rádio, internet ou a TV digital.
Mas qual será a próxima mídia e quem será a próxima banda que irá cuspir no prato que comeu?

Nenhum comentário: