quinta-feira, 27 de março de 2008

A importância do jornalismo em ano eleitoral

Em 2008 serão eleitos prefeitos e vereadores em todos os municípios brasileiros

Em época de campanhas eleitorais, a televisão se enche de propagandas milionárias que constroem o marketing pessoal dos candidatos. Embora os programas eleitorais vendam uma bela imagem, o conteúdo de boas idéias fica um pouco a desejar. Aos jornalistas cabe a função de desmistificar as propagandas mágicas e mostrar quem realmente é o candidato.


O simples jornalismo declaratório não é o bastante. É necessário um aprofundamento maior na vida do candidato e no plano de governo. Além disso, o oposto é também importante. Ouvir o outro lado. As queixas, identificar carências, e cobrar solução dos candidatos é de extrema relevância. Precisamos deixar de nos preocupar com o espetáculo e dar prioridade para a informação.


Quando algum escândalo político chega à imprensa, os envolvidos sempre culpam os jornalistas afirmando que os mesmo invadem sua privacidade, Outra reclamação é a que a mídia aumenta fatos a fim de vender as notícias. Realmente existem alguns profissionais da área de comunicação possam faltar com a ética jornalística, porém isso não é desculpa. Se algo foi dito ou realizado deve ser informado a população.


O jornalismo de registro, pobre e simplificador, oculta a verdadeira dimensão do fato.



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