terça-feira, 4 de março de 2008
Revista dos Rumores midiáticos
O alerta feito pelo Manual da Folha de S.Paulo, de 1993 (2ª ed. p.108) sobre o cuidado em não se confundir rumor, boato e fofoca ainda está valendo, sobretudo depois do lançamento da revista Rumores, pelas mãos dos pesquisadores do Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas, da USP. O manual esclarece que "rumor é notícia que corre, verdadeira ou não".
No caso da revista, os estudos —concretos— não só demonstram uma tendência à disponibilidade de conteúdos científicos no ambiente da rede, mas também um aspecto bastante contemporâneo, visível nas temáticas multifacetadas alí tratadas.
Cinema novo, Foucault, Wiki, sensacionalismo, Twin Peaks, narrativas, estereótipos, entre outras palavras-chave que poderiam ser relacionadas, dão o tom deste primeiro número. Para os jornalistas valeria a pena atentar para os textos Jornalismo: uma discussão emergencial para a pesquisa acadêmica em tempos de mídia digital, de Nancy Nuyen Ali Ramadan, bem como Imagens estereótipos do Brasil em reportagens de correspondentes internacionais, de Ivan Paganotti.
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Via: Jornalismo e Internet, e Rumores
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