terça-feira, 18 de março de 2008
Jornalismo digital: repetição ou inovação?
A internet não mudou o jornalismo como se esperava, concluiu um estudo do Project for Excellence in Journalism nos Estados Unidos. Embora o jornalismo digital devesse apresentar novas vozes e democratizar a informação, atualmente os sites apresentam as mesmas notícias. A repercussão do fato do dia se expande pelos diversos canais de notícias na web. O tema é abordado incasávelmente, sob na maioria das vezes, do mesmo anglo até que ele se esgote.
Fatos polêmicos envolvendo pessoas públicas tendem a se alastrar com mais rapidez. A ligação do governador de Nova York, Eliot Spitzer com um esquema de prostituição e posterior renúncia foi noticiada de forma mais especuladora pela internet após ser publicada pela primeira vez no site do jornal New York Times.
Outra característica do jornalismo digital é o crescente número de propagandas que lutam com a notícia pela atenção do leitor. As cores e ofertas "irresistíveis" desconcentram a mente do internauta que estaria interessado no conteúdo da página. Contudo, não há como uma página sobreviver na web sem o espaço publicitário.
O jornalismo digital atualmente é muitas vezes a única forma de uma pessoa se manter informado sobre o que acontece a sua volta. Não há como negar a importância da internet e do jornalismo inserido na web. Por isso, profissionais da área devem ser éticos e estarem comprometidos com a verdade. As fontes são essenciais para isso, já que um dado incorreto pode comprometer não só a credibilidade do jornalista como do site para o qual ele escreve.
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