domingo, 16 de março de 2008

Leitura de jornal é maior entre os mais velhos

Mais velhos preferem veículos impressos

Os jovens que lêem pouco ou simplesmente ignoram os jornais impressos consomem mais notícias ao visitar o site do veículo de comunicação.

A possibilidade de uma pessoa ler jornais diariamente aumenta conforme a idade. Quanto mais velho for o leitor, maior a chance de ele se dedicar à leitura dos periódicos. No entanto, os impressos chegam a ser desprezados por grande parte da população mais jovem, segundo pesquisa feita pela comScore divulgada no último dia 13 de março.

O estudo confirma que 39% dos usuários que têm entre 18 e 24 anos tendem a não ler o jornal, enquanto que os leitores com mais de 65 anos estão propensos a ler o impresso 2,96 vezes com mais freqüência do que a média. De acordo com a consultoria, a leitura de jornais impressos tem relação direta com a idade do leitor. Apesar do resultado, os jovens são mais consumidores de informação, apenas buscam outras fontes que não sejam os jornais, como sites e televisão.

Segundo o vice-presidente executivo da comScore, Jack Flanagan, “os leitores que não consomem jornais compõem um segmento particularmente importante a ser alcançado já que consomem mais notícias do que o padrão, eles só preferem consumi-las no formato digital”. Um desafio para os jornalistas.

Via: IDG Now

4 comentários:

Marcelo disse...

Na verdade é o contrário: não é que a leitura de jornais aumenta com a idade, e sim que o hábito de ler jornal cai de geração para geração. O pessoal mais velho lê mais jornais porque pegou o hábito há mais tempo e o manteve. O pessoal mais jovem tem mais resistência ao hábito. E, não pegando na juventude, não pega depois de velho.

Unknown disse...

O artigo não diz, em nenhum momento, que o hábito de leitura de jornais impressos aumenta com a idade, mas sim que esta prática é mais incidente entre os mais velhos. Os jovens, segundo a pesquisa citada, preferem consumir informações por meio de veículos digitais. Por isso, podemos dizer que talvez haja uma transição de veículo, em virtude dos hábitos de comportamento dos jovens, mais envolvidos com o mundo digital. Daí o grande desafio para a nova geração de jornalistas: não o de resgatar a unanimidade pelo veículo impresso, mas o de "imprimir" na informação digital a mesma qualidade jornalística vista naquele.

Thalita Manfio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo disse...

Não é disso que trata o estudo. Releia.