Segundo dados apurados pelo Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação – Epcom, 271 políticos brasileiros são donos ou sócios de emissoras de televisão e rádio, veículos que mais atingem a população.
Em ano eleitoral, os interesses políticos podem afetar diretamente a programação e as coberturas jornalísticas das empresas, além de acarretar em possíveis mudanças no resultado das eleições.
Apesar de contrariar a Constituição Federal, artigo 54, capítulo I, o número de políticos empresários só cresce e os candidatos tiram proveito da situação. Os estudos revelam que, no Brasil, os 271 políticos são diretores ou sócios de 348 emissoras de radiodifusão, sendo a maioria prefeitos, seguidos de deputados e senadores. Esses números, no entanto, só correspondem a políticos que têm vínculo direto e oficial com os meios de comunicação. Não estão contabilizadas as relações por meio de parentes e laranjas, que caracterizam boa parte das ligações.
Conforme a pesquisa, os prefeitos preferem as rádios OM, nas quais acontecem debates políticos, e as rádios comunitárias, que permitem proximidade com o eleitorado. Deputados e senadores se dedicam a mídias com maior cobertura, como TVs e FMs. De acordo com a Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações, 58 políticos pertencem ao DEM, 48 ao PMDB, 43 ao PSDB, 23 são do PP, 16 do PTB, 16 do PSB, 14 do PPS, 13 do PDT, 12 do PL e 10 do PT.
Via: Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação; Jornalismo & Internet
Em ano eleitoral, os interesses políticos podem afetar diretamente a programação e as coberturas jornalísticas das empresas, além de acarretar em possíveis mudanças no resultado das eleições.
Apesar de contrariar a Constituição Federal, artigo 54, capítulo I, o número de políticos empresários só cresce e os candidatos tiram proveito da situação. Os estudos revelam que, no Brasil, os 271 políticos são diretores ou sócios de 348 emissoras de radiodifusão, sendo a maioria prefeitos, seguidos de deputados e senadores. Esses números, no entanto, só correspondem a políticos que têm vínculo direto e oficial com os meios de comunicação. Não estão contabilizadas as relações por meio de parentes e laranjas, que caracterizam boa parte das ligações.
Conforme a pesquisa, os prefeitos preferem as rádios OM, nas quais acontecem debates políticos, e as rádios comunitárias, que permitem proximidade com o eleitorado. Deputados e senadores se dedicam a mídias com maior cobertura, como TVs e FMs. De acordo com a Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações, 58 políticos pertencem ao DEM, 48 ao PMDB, 43 ao PSDB, 23 são do PP, 16 do PTB, 16 do PSB, 14 do PPS, 13 do PDT, 12 do PL e 10 do PT.
Via: Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação; Jornalismo & Internet
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