Há trinta anos o estágio no jornalismo tem sido expressamente proibido por lei. Segundo a Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ- essa proibição começou no ano de 1978 e continua até os dias de hoje. Para os estudantes o estágio tem sido um complemento para o curso de jornalismo que de certa forma não tem preparado o profissional no padrão que as empresas exigem para a contratação desse futuro jornalista.
Muitas empresas acabam mantendo estes estudantes muitas vezes com péssimas remunerações e não oficializado, fazendo com que esse universitário não possa comprovar a experiência profissional. O estágio tem sido para os profissionais da área um grande problema, pois o espaço que tinham estão tomados por estudantes.
Por outro lado, para os alunos formados encontrar uma vaga no mercado de trabalho tem sido complicado se não tiver experiência , pois será classificado como não apto para o trabalho em determinadas empresas ou cargos. Aí fica a questão quanto ao que fazer se proibir, regularizar ou mudar para que haja espaço para todos?
Os avanços tecnológicos estão aí ampliando o mercado de trabalho na área jornalística, crescendo a cada dia exigindo mais profissionais e especializações mostrando que muita coisa irá mudar, cabe aos profissionais se adptar a essas mudanças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário