domingo, 30 de março de 2008

Jornalismo Segmentado

O jornalismo de massa, impessoal e generalista perde sua hegemonia.
A web está se tornando um usual suporte para o jonalismo segmentado/especializado.
Tipo de jornalismo presente em revistas, é cada vez mais comum o surgimento de sites jornalísticos para públicos mais restritos, com interesses específicos.
Com a enorme quantidade de informação disposta na rede, desproporcional à nossa capacidade de absorção, os sites de jornalismo segmentado são uma saída para ir direto ao assunto que nos interessa. Como um filtro de carga de informação. Outra vantagem de acessar noticiários segmentados, é que esses podem ir além do fato e abordarem o assunto de forma mais profunda e com maior propriedade.
Segundo o professor Frederico Tavares, da Faculdade de Pitágoras – MG, “O jornalismo trabalha com a factualidade, e seu objetivo é de a notícia ser publicada o quanto antes. Já o jornalismo especializado prefere apurar os fatos, com um tempo maior de investigação e produção, para então ser publicado para um determinado publico alvo”.

Não há dúvidas de que jornalistas blogueiros são os maiores adeptos dessa tendência, pois escrevem para um público relativamente pequeno e com interesses específicos. Muitos desses jornalistas até conhecem seu público por nome, graças à interatividade e retorno que os blogs propiciam. A linguagem utilizada ainda pode ser mais leve e coloquial (caracteristica das matérias de revista) e menos impessoal, lembrando até o estilo do new jornalism.

Alguns exemplos são o Jornal do blogueiro, tratando sobre blogs de jornalistas do mundo todo, o divertido Com Limão, que mantém o leitor informado sobre novidades tecnológicas e design, ou até mesmo esse blog, que trata de assuntos relacionados ao próprio jornalismo como discussão. A lista é infinita, cada dia surgem novos blogs e sites de jornalismo segmentado.


Fontes:
UNOESC
Coletiva.net

Nenhum comentário: