Como o Estadão e a Folha trataram a "Chegada Real"
As comemorações ligadas à chegada da família Real no Brasil, em 1808, motivou que os dois jornais mais expressivos de São Paulo e do país, mostrassem como isso poderia ser percebido grafica e interativamente na web. O Estado de São Paulo preparou impresso tal como pergaminho —em tom amarelado— que foi preservado na web, de modo bastante didático e simples, todo ele em flash.
A Folha de S. Paulo, por sua vez, simplificou e preferiu apostar em seu banco de dados ou na memória que há em torno deste evento, na medida em que recorre a dois tipos de menu: por meio dos títulos e das seções. Em termos de linguagem de web, O Estadão parece ter-se preocupado mais com a possibilidade de o leitor passear por meio dos cliques na apresentação flash, com arrastamento via mouse e janelas de informação. A Folha, no entanto, adotou basicamente o recurso do link clássico, com remissão ao seu conteúdo.
Para quem lida com o jornalismo, vale a pena uma navegação nestas publicações, não só para avaliar mas para apreciar como os veículos tratam eventos e publicações especiais tematizadas. Uma tentativa de ver o que o Correio Brasiliense fizera para esta comemoração, além de difícil localização, foi impedida por meio de popups solicitando login e senha, sinônimo de que ainda se está longe de liberação de conteúdo na web.
-----
Via: Estadão e Folha de S. Paulo
Um comentário:
Finalmente o Brasil começa a encarar a sua História com seriedade e não com o habitual desprezo, como que a justificar os actuais desniveis sociais com a História
A História é o que aprendemos com ela e o que podemos fazer no futuro com essa lição
Culpar a História pela situação presente é perguiça mental digna do mais puro analfabetismo
muito boa iniciativa
bem haja
Postar um comentário