terça-feira, 24 de maio de 2011

Web invisível traz credibilidade

Web invisível - informação além barra de pesquisa

Ariane Noronha
Luana Nogueira

Há muita informação além do que colocamos na barra de pesquisa do site Google. Isso é, basicamente, o que chamamos de web invisível. A denominação é caracterizada justamente porque os motores de pesquisa não são capazes de indexar o que é buscado na internet. Porém, as páginas podem ser acessadas caso consigamos descobrir o endereço exato por meio de indicação de amigos, de revistas, entre outros meios. De acordo com o estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Gustavo Teixeira Martins, a web invisível é a página no qual a pessoa que for acessar precisa conhecer o endereço exato, conforme afirmamos neste texto, logo acima.
“Estima-se que, por volta de 20 bilhões de páginas na internet estejam ligadas a um site de busca. Se, nesse número, incluirmos as 'invisíveis', o número pode ser até 500 vezes maior”, informou Martins que, completou ainda que a quantidade de número de páginas web invisível é grande, porém, a web superficial é
ainda maior. “Este segmento faz buscas por documentos estatísticos, ou seja, HTML, que estão hospedados em algum servidor da Web”, disse o estudante.
O exemplo utilizado por Martins foi o seguinte: se a pessoa procura por acidentes de avião, ela pode colocar na barra de busca do google a frase “plane crash database”, no qual a “database” seria uma estratégia empregada por internautas especializados no assunto para acessar a web invisível. “O motivo é que existe uma web que os motores de busca não são capazes de indexar porque os sites que ela contém não apresenta a informação no texto corrido de uma página HTML”, finalizou ele.
A Google utiliza A tecnologia da Transformic para descobrir e indexar páginas que fazem parte da web invisível. O sistema foi adquirido pela empresa em 2005, mas segundo informações da empresa o objetivo não é desrespeitar nenhum usuário que esteja utilizando
esse mecanismo. O site The Register, informou que os programadores Jayant Madhavan e Alon Halevy afirmaram que a companhia está explorando formulários HTML para descobrir endereços e sites que estejam nesse formato.
A principal vantagem da web invisível é concentrar um grande número de informações provenientes de bancos de dados que possuem uma qualidade maior e são mais fidedignos. Grande parte desse conteúdo são estudos técnicos e científicos. Esse teor é considerado melhor do que o encontrado na “web superficial”.
Para o jornalista essas fontes são muito úteis, pois elas podem ser utilizadas com maior segurança. A facilidade de obtê-la também é outro diferencial. Estudos realizados apontam que metade dos conteúdos liberados nesses locais obedece a critérios prévios de avaliação e seleção antes de integram os espaços. A estimativa é de que a qualidade seja 1000 a 2000 vezes superior à informação disponível na “web superficial”.






















Gustavo Teixeira Martins/Divulgação



























Nenhum comentário: