terça-feira, 24 de maio de 2011

Mídia Locativa conectando pessoas






O mundo na palma das suas mãos, conectando pessoas em qualquer lugar do mundo





Eric Bruno e Rodrigo Dias




O termo ‘mídia locativa’ foi cunhado em 2003 por Karlis Kalnins, e é definido por André Lemos como um conjunto de tecnologias e processos info-comunicacionais, cujo conteúdo da informação está diretamente associado a uma localidade. Elas tornam possível a troca de informação móvel, fornecendo dados dinâmicos sobre um determinado ambiente, criando novas possibilidades de espaço urbano e resignificando as cidades. São processos de emissão e recepção de informação digital, a partir de um determinado local, ou de lugares/objetos.

Segundo Lemos “As mídias locativas, agregando conteúdo informacional a um local específico, criam novas formas do urbano. Vemos essas mudanças na agregação de pessoas em áreas Wi-Fi, na busca por zonas de acesso às redes de telefonia celular, nas trocas de SMS, fotos ou vídeos, nas conexões em redes Bluetooth, na emissão de dados por etiquetas de rádio freqüência, RFID3”



Dessa forma, os lugares/objetos passam a dialogar com dispositivos informacionais, enviando, coletando e processando dados a partir de uma relação estreita entre informação digital, localização e artefatos digitais móveis.



Essas novas mídias fazem com que as pessoas se relacionem em ambientes diferentes ao mesmo tempo entre várias pessoas. O mundo pediu e os meios de comunicação de massa ouviram. Conexões sem fio (Wi-Fi) Ipad´s, I Phone´s tudo para que se tenha o melhor, da informação, diversão, cultura, lazer no menor tempo.

As quatro principais funções das mídias locativas:



- Realidade móvel aumentada;
- Mapeamento e monitoramento de movimento;
- Geotags;
- Anotações urbanas.



Relacionado a isto, ainda podemos citar, como exemplo, os wireless mobile games, que são jogos realizados nos espaços urbanos e que agregam várias funções das mídias locativas.


Foto divulgação: Assessoria de Imprensa




Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%ADdia_locativa
http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/midia_locativa.pdf
Fontes: André Lemos - Professor Associado da Faculdade de Comunicação/UFBA. Pesquisador do CNPq.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Legal. Realmente o Lemos é uma referência nesse assunto.
Porque não usar os links no texto!?