segunda-feira, 30 de maio de 2011

Gabriel Gianordoli explica como funciona o trabalho de um infografista

Profissional que atua na revista Superinteressante esteve na UMC para um bate papo com alunos do curso de Comunicação Social

Foto: Gabriela Hosomi












Gabriel Gianordoli tirou dúvidas dos alunos de comunicação social da UMC


Rodrigo Barone


O infografista Gabriel Gianordoli esteve no auditório do Centro Cultural da UMC como palestrante para ampliar a visão dos alunos dos cursos de Comunicação Social sobre a infografia.

O tema sugere representações visuais de informação. É um recurso dinâmico e muitas vezes complexo, podendo se utilizar da combinação de fotografia, desenho e texto.

Na era da velocidade e da tecnologia, a infografia é uma maneira dinâmica de apresentar muitos dados em uma página através de fotos, ilustrações e dados sobre o tema discutido.

A tarefa inicial para desenvolver uma infografia é a idéia. Posteriormente é necessário fazer o rafe e depois é vez do ilustrador colocar esta idéia em prática de uma forma visualemtne agradável. O fundamental é integrar os dados da pesquisa com as imagens que criamos, de preferência fazendo analogias”, afirma Gionordili, profissional da revista Superinteressante há três anos.

Como exemplo, Gianordili citou uma matéria publicada sobre o caso do narcotráfico no Brasil, na qual a equipe da Superinteressante desenvolveu na página, a ilustração de uma escola. “Representamos a tarefa de cada indivíduo no tráfico e seus níveis hierárcicos ilustrados no pátio de um colégio, para representar a “escola do crime”, explica o profissional.

Em outra matéria, que demonstrava o consumo, produção e exportação do milho no país, a infografia criada usava o próprio produto em forma de gráfico, dividido em fatias. O título da matéria era “Show do Milhão”. “Na infografia, conseguimos usar um gráfico demonstrativo de uma maneira mais descontraída. Este é um dos pontos fortes deste sistema”, afirma Gianordoli.

Facilidade

O objetivo da infografia é fazer com que o leitor entenda do que se trata a ilustração do gráfico de maneira rápida. Por isso, para criar uma boa ilustração não é preciso ter sempre grandes idéias. “É necessário organização visual para facilitar o leitor, que precisa ‘bater o olho’ e entender do que se trata. Por isso nem sempre o cliche é descartado”, finaliza Gianordoli.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Opa, infografia é uma paixão! Impressionante como estes caras conseguem compactar tantas informações.