domingo, 29 de maio de 2011

Inovação é tema de palestra realizada no Intercap











Pedro Ekman e Alex Molleta falam sobre inovação

Foto: Thamirys Marques

Gláucia Francisco

Produção de Conteúdo, inovação de novos gêneros e formatos jornalísticos, foram os temas da palestra realizada no dia 27 de maio, no Centro Cultural da Universidade de Mogi das Cruzes. O evento contou com a presença de Pedro Ekman produtor de conteúdo, do programa “A liga” exibido pela TV Bandeirantes e com Alex Molleta, produtor de Curta-Metragem em Vídeo Digital.

O produtor de curtas contou como surgiu a iniciativa de criar uma oficina de cinema e vídeo na região do grande ABC, e disse que a principal dificuldade dos recém formados era de produzir curtas sem ter equipamentos necessários. E que hoje com a tecnologia digital e a democratização da internet, é possível produzir curtas com um orçamento de baixo custo e com uma ótima qualidade. “Porém é preciso saber inovar, ter talento, dedicação e motivação” afirma Alex.

Foto:Thamirys Marques










Segundo curta assistido. "Diferente, mas igual" abordou diversidade e inclusão

Os alunos assistiram três Curtas - Metragens com duração de um minuto e meio cada e com um custo máximo de 300 reais. O primeiro foi o premiado Américo, o segundo foi o curta Diferente, mas igual, que abordava sobre diversidade e inclusão, e por último o Curta Todos os dias da nossa vida, produzido pelos alunos da Oficina de Cinema e Vídeo.

Pedro Eckman discutiu sobre a ausência do pluralismo e diversidade na imprensa brasileira, e gerou algumas polêmicas ao declarar que produz um jornalismo parcial. “Toda comunicação é necessariamente persuasão” uma frase conhecida da Semiótica. Ele acredita que o sucesso do programa é devido à inovação do formato. “O intuito do programa é reestruturar as formas de fazer jornalismo, criar uma nova narrativa, inovar” diz Pedro.

Questionados se já sofreram algum tipo de censura, ambos afirmaram que enfrentaram essa situação algumas vezes. E que é natural se deparar com essas questões quando se trabalha com comunicação. “Foram poucas as vezes que a emissora se posicionou contra em relação a uma sugestão de tema, mas nunca se interferiu na estruturação das reportagens” afirma Pedro.

“Houve situações em que eu fiz uma auto censura, entrei em conflitos éticos. Pois sou um grande defensor da liberdade de imprensa. Porém toda liberdade traz responsabilidade, é importante se conscientizar em relação a isto”, diz Alex.

No encerramento do evento os convidados ressaltaram a importância de criatividade, e da inovação para garantir um espaço na carreira jornalística e na de áudio visual. Pedro Eckman diz que para ser um bom profissional é preciso ter conteúdo, ritmo e cumprir os prazos.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Muito legal esse registro, Glaucia.
Parece estar faltando uns marcadores!