terça-feira, 24 de maio de 2011

Audiência online cresce no Brasil

Imagem do google: Audiência online cresce no país e modifica o jornalismo

Lucas Cachoni & Renata Rubilar

A audiência online é uma ferramenta poderosa para a conscientização dos jornais no que diz respeito ao quanto seu conteúdo é pertinente para os leitores e quais são as matérias, autores e editorias mais visualizadas. Com dados numéricos em mãos as empresas jornalísticas possuem um perfil do seu leitor e isso trás uma nova reflexão sobre como as notícias devem ser produzidas.

De acordo com pesquisa feita pela Nielsen//NetRatings, líder mundial em medição de audiência de Internet, a audiência online dos jornais vem crescendo duas vezes mais que a audiência geral da Internet. Segundo esta pesquisa, mais de 59 milhões de pessoas (37,6% de todos os usuários ativos de Internet) visitaram jornais online no primeiro trimestre do ano, um aumento de 5,3% em relação ao mesmo período no ano passado. Durante esse tempo, a audiência geral da Internet cresceu apenas 2,7%. Mas até que ponto esse crescimento da mídia digital afeta a tradicional mídia impressa?

É muito grande a discussão em torno dessa pergunta, pois a evolução tecnológica que o mundo vem sofrendo ultimamente gera uma incerteza do futuro. A maioria diz que se mídias como o rádio (digital) não morreram ainda, por que iriam desaparecer futuramente? Cada uma tem um papel de extrema importância na sociedade. Segundo o publicitário e gerente geral da Razorfish Brasil, Fernando Tassinari, o Brasil possui a cultura mais digital do planeta e o maior percentual de pessoas conectadas à internet do mundo, com uma média de 26,7 horas por mês de conexão. “As mídias digitais permanecem como um dilema para boa parcela dos publicitários, e há uma razão para isso: eles não adaptaram suas organizações ao comportamento social que direciona esse tipo de mídia”, contou.

Existe também o crescimento de outra mídia digital, prática, atual e de fácil utilização: o Chat Online; que nasceu como uma ferramenta inteligente capaz de oferecer diversas vantagens, podendo ser usado em diversos segmentos, como discutir assuntos de grande importância. “A sua adoção está em ascensão, e há uma população significativa de visitantes da web que preferem chat ao vivo como um método de contato”, revela Lauren Freedman, presidente do E-Tailing Group. Através de uma pesquisa feita nos EUA, faz pouco tempo que os consumidores começaram a ser verdadeiramente capazes de tirar proveito do chat ao vivo, que agora alcança quase a mesma preferência do telefone.

Antigamente o feedback da audiência respondia era pelo boca a boca gerado nos dias seguintes e na quantidade de jornais vendidos. Com a audiência podendo ser comprovada diariamente os jornais podem trabalhar melhor as notícias. O recurso dos comentários também torna possível essa visualização, além dos números, e realmente ouvindo da boca do público aquilo que agradou e desagradou. A audiência online irá continuar gerando mudanças na forma de se produzir notícias conforme o público também evoluiu.



Imagem de arquivo pessoal: Fernando Tassari, publicitário e gerente geral da Razorfish

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Parabens Cachoni e Rubilar. Muito bem escrito e exposta a visão de audi~encia online, especialmente a fonte assessória e o atendimento aos critérios da web.