segunda-feira, 23 de maio de 2011

O sucesso das redes sociais

Imagem retiada do Google: Um misto de redes sociais

Por Gabriela Pasquale, Thamirys Marques e Renata Sousa


Usadas por empresas e para uso pessoal, as redes sociais foram criadas para aproximar usuários e manter contato direto entre empresa e clientes. Elas facilitam o compartilhamento de idéias, conceitos, conteúdos, entre outros. Segundo a professora, doutora e embaixadora do Google, Luci Bonini - que possui mais de 2100 seguidores no Facebook, e mais de 1600 no Twitter – as redes sociais começaram a investir pesado na publicidade. “As redes sociais permitem interatividade em tempo real e de modo assíncrono também, geralmente você não controla o que é dito pelos
seus amigos, mas você pode influenciá-los. É o que as empresas vêm fazendo: produzindo algumas amostras de seus produtos, quando eles são bens intangíveis: música e-books ou softwares... Ou ainda gerando recompensas aos seguidores quando esses bens são tangíveis: eletrodomésticos, alimentos etc.”


Ao contrário de outras mídias, as redes sociais prezam o imediatismo. Porém, as informações não são tão profundas quanto os jornais e até mesmo as revistas. Assim, tem a finalidade de divulgar links de assuntos diversos.


Estas ferramentas ajudam no marketing social das companhias. Desse modo, mais pessoas passam a adquirir o produto de uma determinada marca. Por meio das redes sociais, as ideias, conceitos e conteúdos são postas em debates e fóruns – sempre quando há polêmica ou surge algo de inovador.


De acordo com a embaixadora, as redes são um bom meio para divulgação e trocas de idéias. “Um bom exemplo de uma rede profissional é o LinkenIn. Agora uma coisa é muito verdadeira: todas as vezes que alguém se candidata a um emprego a empresa que quer contratar olha o seu perfil nas redes sociais e isto sim, influencia na contratação. Hoje em dia é muito comum fazer este tipo de avaliação antes de se contratar uma pessoa.”


Nas redes sociais, a maioria das empresas e seus funcionários possuem um perfil. É necessário ter cautela com o que se é dito e o que você concorda ou coloca em discussão, pois isso pode ou não implicar na sua contratação. “Se numa rede social você cria uma personalidade, o seu futuro gerente vai querer saber como você se expõe no Facebook, por exemplo, para poder contratá-lo. Se a pessoa participa de comunidades que alimentam o ódio, o preconceito, com certeza estará fora de qualquer vaga. Eu digo sempre: não faça na Web o que você não quer que façam com você no mundo real." E acrescenta, “essa é a lei da Internet e das redes sociais”.


Hoje, o Twitter e o Facebook tomaram conta do cenário da web. Segundo o portal Comscore - líder em pesquisas de estatísticas do mundo digital -, há cerca de 200 milhões de usuários no Twitter e 600 milhões no Facebook, no mundo.


O número de visitantes no Facebook, Em dezembro de 2010, foi de 12 milhões por dia. Já em março esse número saltou para 20 milhões.


No Brasil, em abril de 2010, 3,6 milhões de pessoas eram cadastradas no Facebook. Agora em Março de 2011, são 13 milhões de usuários. Em seis meses essa rede social cresceu 119%. Já em março de 2010 o twitter recebeu cerca de 50 milhões de acessos.


Fontes:


O que são redes sociais?
Como funcionam as redes sociais online


Luci Bonini é professora, doutora e embaixadora do Google.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Muito boa essa questão das redes sociais. isso ainda dar muita história na web