terça-feira, 24 de maio de 2011

A nova inovação da Web

O futuro da Web bem diferente da Web que víamos antigamente



Loriane Amaral e Thiago Rodrigues




A Web Semântica é mais uma ferramenta da web com toda sua informação organizada de forma que não somente seres humanos possam entendê-la, mas principalmente máquinas. As máquinas nos ajudarão em tarefas que hoje fazemos manualmente.


O objetivo principal da Web semântica não é, pelo menos para já, treinar as máquinas para que se comportem como pessoas, mas sim desenvolver tecnologias e linguagens que tornem a informação legível para as máquinas. A finalidade passa pelo desenvolvimento de um modelo tecnológico que permita a partilha global de conhecimento assistido por máquinas. A integração das linguagens ou tecnologias. Arquiteturas de meta-dados, ontologias, agentes computacionais, entre outras, favorecerá o aparecimento de serviços Web que garantam a interoperabilidade e cooperação.


Como por exemplo, você precise fazer uma viagem as pressas para a fora do país, então você pede ao computador encontrar uma companhia aérea que siga as seguintes restrições: que tenha um voo para a manhã seguinte na classe econômica e seja a companhia com o preço mais barato.


O computador, em poucos momentos lhe fornece o resultado da busca com a companhia que melhor se encaixa nas medidas impostas. Depois disso, você apenas tem o trabalho de reservar seu lugar.


A Web Semântica é uma evolução da nossa web atual com as informações devidamente organizadas. Não é possível definir ou prever uma aplicação principal para essa tecnologia, mas um bom candidato seria a integração dos diversos e independentes "depósitos de dados" numa aplicação coerente. Exemplos específicos são atualmente explorados em áreas como as Ciências da Saúde e da Vida, Administração Pública, Engenharia, etc.


A Web Semântica não será visualizada diretamente pelo browser. As tecnologias de Web Semântica podem agir por trás dos panos, resultando em uma melhor experiência do usuário, em vez de influenciar diretamente na aparência do browser. Isso já está acontecendo: há Web sites que utilizam a Web Semântica em segundo plano.


Hoje em dia, nossa web é apenas para humanos entenderem as informações disponíveis. Com a Web Semântica, as máquinas compreenderão essas informações e assim, poderão nos auxiliar em tarefas corriqueiras, que antes eram feitas manualmente. Atualmente é extremamente complexo fazer um sistema que leia e entenda de maneira sensata qualquer informação que a web provê.


Tente imaginar como o Google seria mais preciso em suas buscas se toda a informação da web estivesse organizada de uma maneira sensata. Ou o que os calendários como do Yahoo! poderiam fazer se você agendasse uma viagem: 2 dias antes – ou no momento que desejar – ele te avisaria que as passagens da companhia aérea que você usa freqüentemente já foram compradas e sua reserva já foi efetuada no hotel que você costuma ficar quando visita aquele determinado local.


Fontes:

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

NZ, legal, bem escrito e ilustrativo, ... mas que negócio é esse de escrever na 1ª pessoa do plural! (kkk)