segunda-feira, 30 de maio de 2011

Debate sobre videocast e outras mídias digitais encerra o Intercap 2011

Foto: Renata Sousa










Gisele Hirata, Haisem Abaki e Salatiel Moraes na última programação do Intercap 2011


Felipe Figueira

No último dia do Intercap 2011 na UMC, houve debate sobre videocast e mídias pela web, mediado pelo professor Fábio Inoue, que teve como convidados o também professor e radialista Haisem Abaki, o diretor de marketing do Mogi News Salatiel Moraes, e a premiada jornalista e ex estudante de jornalismo da UMC, Giselle Hirata.

Para participar os alunos se inscreveram no site da universidade e preencheram as 30 vagas disponíveis.

O debate começou com Haisem falando sobre o hábito de se ouvir música em rádio, mp3, CDs e plataformas digitais. Há 25 anos no jornalismo, Abaki disse que sente uma grande diferença nas mídias de hoje: “os veículos de comunicação precisam se adaptar ao meio digital, ou estarão fora do mercado em breve. Todos os meios de comunicação tem que ser multiplataformas”.

Outro assunto abordado foi o podcast, que é o rádio na internet, Salatiel Moraes enfatizou: “a internet tem levado o público jovem para o consumo das mídias em massa. Coisa que não acontecia com os jornais, antigamente”. Haisem Abaki complementa: “o podcast resgatou a humanização da rádio, coisa que havia desaparecido há tempos”. Giselle Hirata opinou sobre a abrangência que a web proporciona em relação ao jornal impresso e a revista: “o conteúdo é limitado pelas características físicas de um jornal ou revista. Pela web, o extra é sempre entregue ao leitor”.

Nas considerações finais, os três convidados concordaram que as mídias digitais são importantíssimas para que a informação sempre chegue com mais rapidez e qualidade e que o profissional de comunicação não pode se prender em apenas um único formato para que a abrangência das notícias seja mais ampla.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

capturou bem o clima deste evento, hein Filipe. Mas cadê os marcadores para buscarmos melhor esta matéria!?