terça-feira, 24 de maio de 2011

Mundo digital em conflito

Mundo digital em conflito




Fonte: google
Angélica Ribeiro, Glaúcia Francisco

Hacker é um termo usado para denominar a pessoa com um amplo conhecimento de programação de computadores, e com a capacidade de encontrar e consertar falhas em qualquer sistema de computação. Mas a prática não é criminosa, muitas vezes é usada até para solucionar crimes de origem cibernética.
Atualmente o Hackerismo está ligado a um conceito de marginalização digital, pois alguns direcionam o conhecimento para desenvolver softwares de ataque poderosos, que posteriormente são utilizados por pessoas com valores éticos distorcidos, fortalecendo o conceito de que os hackers são criminosos. E, ainda, com o aumento dos acessos aos meios digitais, fez com que essa prática criminosa se tornasse cada vez mais gradativa e comum.
Os hackers levam a fama injustamente, porque a definição correta para os cibercriminosos é “crakers”, são invasores que quebraram o sigilo de segurança de um sistema, provocando estragos. Isso ocorre pelo simples prazer de conseguir realizar esse feito ou por ganhos financeiros astronômicos.
A mídia é a principal responsável pela confusão dos termos. Mesmo com a intenção de conscientizar os usuários, e ajudá-los a se munirem contra a ação dos maus intencionados acabam equivocando – se e rotulando - os como criminosos.
As pessoas estão cada vez mais interessadas em soluções que garantam a segurança da informação nas redes, principalmente em uma sociedade que cada vez mais investe em novas tecnologias, a ponto de criarem um novo conceito de interatividade.
Segundo Gustavo Lima, articulista do blog Tecnologia da informação “As redes sociais e os aparelhos conhecidos com smartphones são as novas ameaças para segurança das empresas e das pessoas. Isso porque são de fácil acesso e de simples utilização. Os crackers já criaram uma série de exploits e ferramentas, única e exclusivamente, para atacarem alguns modelos de smartphones, outras ferramentas foram criadas, para utilizar o Twitter ou Facebook para disseminar uma praga virtual”.
Ainda segundo Lima “Já foram encontrados trojans enviados via SMS para alguns celulares e eles funcionaram. A telefonia móvel já é o novo parque de diversões de muita gente, isso porque sistemas operacionais mais sofisticados, e com isso vulnerável, estão sendo instalados para dar base para smartphones, e quanto mais moderno for o seu celular mais vulnerável ele será.”
Apesar da velocidade com que o hackerismo avança, e a preocupação aumenta ,vale ressaltar que existem pessoas que utilizam as habilidades para aprimorar ramos de eletrônica, ciência entre outros, muitos dos grandes softwares são criados e desenvolvidos por esses hackers.




http://www.rebelancer.com/mundohacker.html

http://www.websecforum.com.br/

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Legal, mas porque os links estão inativos! Que tal se inserir no corpo do texto!