sexta-feira, 15 de maio de 2009

Web 3.0: interpretação de informações e construção de perfis

Principais características da terceira geração da Web

Enquanto muitas pessoas ainda tentam compreender o que é a Web 2.0, já se discute sobre uma nova geração, a Web 3.0. Muito mais do que um novo conceito, a terceira geração traz novos paradigmas de utilização da web, que se concretizará como um agente inteligente.

O navegador 3.0 será como um assistente pessoal, registrando interesses durante a navegação. Alguns especialistas acreditam que isso será possível através da utilização e aperfeiçoamento de ferramentas já existentes na Web 2.0, outros afirmam que a Web 3.0 irá utilizar uma linguagem totalmente nova, ainda sem um nome definido, ao invés de utilizar o HTML como linguagem básica de codificação.

A Web 3.0, também conhecida como Web Semântica, será capaz de analisar informações e estabelecer relações entre elas, ou seja, os computadores entenderão a semântica das palavras, definirão o perfil do pesquisador, associarão idéias e por fim darão respostas exatas, totalmente compatíveis com o perfil traçado pelo internauta durante toda navegação. Por exemplo: não mais palavras-chaves e sim perguntas complexas como “Qual filme devo assistir?”, poderão ser feitas ao navegador que se encarregará de pesquisar todas as respostas possíveis e organizá-las de maneira eficaz.

Uma nova forma de utilização da internet está surgindo. Hoje, milhares de informações são expostas e é necessário saber filtrá-las, amanhã, as máquinas se encarregarão dessa tarefa. Surge assim, um novo tipo de relacionamento a partir dessa comunicação estruturada.


Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Parabéns! um texto introdutório necessário a quem ainda se debate entre as atualizações da web. Neste caso, não só indicando o que é a web 3, como também deixando links para que os mais curiosos naveguem!
Espero ter novos enfoques de sua lavra neste espaço!
/////
@_@"
~~~