terça-feira, 19 de maio de 2009

Individualização da Noticia

Heloisa Ikeda

O webjornalismo "hiperlinkando" o mundo virtual


O webtexto jornalístico é apenas mais um, dos tantos outros recursos da web que permite aos usuários a personalização, tanto estética como de conteúdo. Essa possibilidade de customização em sites de noticias gera uma maior identificação por parte dos internautas. Uma vez que ele pode definir o que é mais importante na noticia e interar-se daquilo que mais lhe interessa. O hipertexto é a ferramenta que mais permite esse tipo de personalização. Ele leva o leitor a diversos outros textos e sites onde ele poderá acessar informações que completem a noticia que foi acessada inicialmente.
Existem muitas possibilidades de inovações jornalísticas dentro do webjornalismo. Isso porque ele ainda é uma prática recente onde ainda há muito que se explorar. Alguns blogs e fóruns de discussão abordam o tema a fim de diferenciar e valorizar a prática que ainda é alvo de muitas críticas e especulações. Entretanto, características únicas e estudos aprofundados acerca do jornalismo na web, têm conferido maior credibilidade a esse campo. A maioria dos veículos de comunicação radiofônicos, televisivos e impressos têm sites de notícias onde adotam o hipertexto e a customização de conteúdo.
A personalização no webjornalismo é uma questão identificação, ou seja, conteúdos que se relacionem com a personalidade de cada um. Ao ler uma noticia com diversos hiperlinks, o usuário irá clicar naqueles que estiverem na parte com que mais se identificou. Portanto para cada usuário existirá um texto diferente, com abordagens e conclusões diferentes. Esse processo resulta na individualização da informação, o que têm seu lado bom e ruim.
O aspecto positivo da personalização conferida ao hipertexto é que isso atrai mais leitores aos sites de noticias. Já que a identificação os faz sentirem mais valorizados dentro daquele espaço. Por outro lado a individualização não proporciona uma visão geral dos fatos, o que seria essencial em determinadas notícias. A questão que fica é: o hipertexto amplia ou diminui o funil de absorção dos internautas?

Um comentário:

Samira Hidalgo disse...

Oi pessoa!!! :)

Acredito que o hipertexto diminua o funil de absorção dos internautas, já que, como você cita no texto, não proporciona uma visão geral dos fatos. O que, convenhamos, é ruim, pois não acrescenta conhecimento e informação por completo sobre o assunto.

É isso, beijotchau.
:)