terça-feira, 26 de maio de 2009

Jornais devem investir em notícias comunitárias

Por Tiago Mary
O século XXI é marcado sobretudo pelo constante e abundante avanço tecnológico. A internet se consolida como o principal símbolo dessa era digitalizada, assim o mundo parece girar em torno dela. A comunicação não tem fronteiras.As notícias chegam ao usuário logo após a concretização do fato, diferentemente da mídia impressa. A instantaneidade ainda vem acompanhada das capacidades do oferecimento de interatividade, perenidade, recursos multimídia, hipertexto, personalização de conteúdo e não linearidade. Devido a essas razões, a sobrevivência dos jornais torna-se assunto frequentemente discutido por especialistas da área comunicacional. Consequentemente, uma mudança no conteúdo desses veículos constitui a tentativa de manter ativa a sua circulação.
Segundo o pesquisador de mídias sociais, Jason Kintzler, os jornais impressos necessitam investir em notícias locais, estimular a atenção do público e possibilitar por meio dos endereços eletrônicos o conteúdo definido pelo leitor. Para periódicos ou seções de abrangência comunitária, o especialista sugere que tornem-se a fonte de informações do lugar de alcance. O autor do livro “Os Jornais Podem Sobreviver”, professor Philip Meyer, também credita a matérias regionais uma alternativa contra o problema, pois é na região de publicação onde ocorre o ganho de credibilidade. O jornalista Mike Elgan disse que as pautas devem se concentrar apenas nos assuntos do ambiente interno da localidade do receptor. “Meios de comunicação locais devem concentrar todos seus recursos na cobertura dos eventos locais. Pessoas não querem pagar um jornal local para obter cobertura de notícias nacionais igualmente disponíveis em milhares de textos facilmente acessados através de seus celulares e da internet", comentou.
Com o crescimento do Jornalismo Digital, fica evidente que os periódicos precisam rever o conteúdo. As coberturas locais são um ponto fundamental neste processo e criariam o diferencial em relação à internet. No entanto, conforme discorreu Kintzler, também precisa-se estimular a atenção do público. Para tanto,recomenda-se a realização de reforma gráfica objetivando a aparência agradável, a exemplo da medida tomada pela Folha de São Paulo em 2006.
O enfoque a notícias comunitárias consiste numa apropriada maneira de atrair a audiência e, ao mesmo tempo, oferecer uma vantagem dos impressos na atualidade. Contrariando o que disse Elgan, esse tipo de abordagem não deve basicamente atingir a totalidade de informações dos periódicos, pois há pessoas interessadas em saber das novidades do mundo e de sua região num único veículo.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Tiago, bem maduro seu texto, apesar de sua juventude!
Espero que tudo de bom se concretize em termos da mídia, mas certamente o jornalismo sempre encontra saídas!
wpa