terça-feira, 19 de maio de 2009

Usabilidade

As vezes é preciso pedir socorro



Usabilidade é um termo utilizado para definir o nível de facilidade que as pessoas encontram utilizando as ferramentas possíveis em web. Usabilidade é sinônimo de facilidade de uso. Se um produto é fácil de usar, o usuário tem maior produtividade: aprende mais rápido a usar, memoriza as operações e comete menos erros.

Para Marco Oliverio, professor da UNIP (Universidade Paulista), usabilidade é sinônimo de facilidade de uso, pois se o produto e fácil de usar, o usuário consegue ter maior produtividade, aprende mais e memoriza mais rápido. Segundo o Marco, a usabilidade é aplicada sempre que houver uma interface, ou seja, o contato entre ser humano e objeto. Oliverio ainda critica empresas brasileiras que preferem investir numa campanha publicitária que faça o produto parecer fácil do que realmente torná-lo fácil através do envolvimento do usuário durante seu projeto. Mesmo assim ele diz que o mercado de usabilidade no Brasil esta em plena expansão.
Evidente que dentro de um espaço totalmente ilimitado e com um grande leque de opções, que empresas que tenham sites ou blogs, devem ter um analista de usabilidade. O Banco do Brasil parece não ter um, segundo opiniões de pessoas que utilizam os serviços online do banco. No blog http://www.valongueiro.blog.br/ uma discussão foi aberta depois de um usuário se queixar dos serviços do banco. Segundo um cliente “Os avisos de erro são absurdamente vagos e não nos dão opções nem saídas para tentar solucionar problemas. Alguns botões não são nada intuitivos, o serviço carece de ícones que poderiam nos ajudar bastante e informações essenciais são incrivelmente negligenciadas”. O cliente revoltado completa: “Tenho certeza de que a implementação de bons projetos de usabilidade e acessibilidade para esse serviço iriam gerar cifras enormes ao banco”.
O problema de usabilidade é algo que nos deixa perplexos, com tanta informação e tecnologia, o problema ainda persisti em alguns serviços. Mensagens de erros, queda de conexão, uma interface que mais confunde do que ajuda. Há verdadeiras “saladas” onde o ingrediente que falta é a usabilidade. Quem nunca se irritou na tela de um computador, quando este transmite uma mensagem de erro. Mesmo depois de ter esperado por alguns minutos? As vezes é preciso ter paciência até mesmo com a velocidade da web.

Nenhum comentário: