
Muitos defendem que os direitos de autor devem ser respeitados, pois são obras intelectuais que têm seu valor econômico
protegido pela lei. Outros, defendendo a livre circulação da cultura, sustentam que o conteúdo veiculado na internet pode e deve ser livre e gratuito.
A internet é uma ferramenta para distribuição de criação ou trabalho jornalístico onde há a proteção dos direitos autorais. Embora a rede tenha democratizado a informação, a notícia não deixou de ter valor econômico, pois o capitalismo ainda dita as regras da economia. A dificuldade de controle e a inexistência de uma legislação global que efetivamente impeça a pirataria fazem com que muitos profissionais não disponibilizem seus produtos na rede. Apesar disso é certo que há muito material de boa qualidade disponível.
Talvez a ética e o respeito na utilização do material disponível na rede seja a solução. Solicitar autorização, que muitas vezes consiste em apenas indicar a fonte, além de ser legal, é sinal de respeito à produção intelectual de outrem, fazendo daquele que dele se utiliza um profissional ético e, consequentemente, respeitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário