domingo, 24 de maio de 2009

Cresce o recebimento de notícias via celular

Jaqueline Montoya

Uso do celular ganha destaque no recebimento de notícias

A revolução causada pelo uso da mobilidade no jornalismo além de mudar a forma de produção da notícia alterou também o seu recebimento. Hoje não há mais a necessidade de estar em casa, em frente ao seu computador ou televisão, nem mesmo ter que comprar uma revista, jornal ou ouvir o rádio para receber as informações. A notícia chega até nós a qualquer hora e minuto via celular.


O motivo é simples: o celular se tornou essencial na vida de milhares de pessoas, e a possibilidade de acessar a internet para verificar notícias por ele uma realidade crescente. As pesquisas sobre o assunto também já são frequentes na área de comunicação, como o caso do mestrando em jornalismo da USP, Paulo Henrique de Oliveira Ferreira que desenvolveu o tema: “Notícias no celular: Tecnologias e experiências”. Segundo sua pesquisa, a necessidade de aumento dos serviços dos aparelhos celulares levou as operadoras a induzirem empresas de outros segmentos a publicarem seus serviços na rede de telefonia móvel. Isso gerou interesse também para as empresas jornalísticas, que viram o potencial dos celulares como novo suporte multimídia. Tais fatos levaram inúmeras empresas de comunicação a lançarem produtos específicos para quem acessa a notícia via celular. Não se tratam apenas de sites diferenciados, mas sim de diversas mídias adaptadas para chegarem ao público com a melhor forma e conteúdo. Os exemplos são variados: telejornais, revistas, rádio, jornais, jornalismo-cidadão, blogs.


Grandes empresas de comunicação já estão com os olhos abertos para essa novidade que promete ser um grande avanço no jornalismo. Novidade que para alguns já é atualidade, como no caso de Fernando Carril, editor da produtora de conteúdo para celular "Abril Sem Fio", área multimídia do Grupo Abril “Ah, se eu estivesse começando agora... Não estou falando sobre uma previsão que pode ou não acontecer em um futuro distante. Isso já realidade. Eu vivo disso.” Os trabalhos com a área ainda são recentes no Brasil, o que garante inovações e mais tecnologia nos próximos anos. É uma grande possibilidade para quem está ingressando no jornalismo e para as empresas que querem ganhar novos mercados.


Pensando no celular como ferramenta fundamental nos dias de hoje para a população e na sua fusão com o mundo do jornalismo, abrem-se as portas para um casamento ideal. Imediatismo, quebra do tempo e espaço, essas são as marcas da mobilidade, que vem ganhando cada vez mais lugar na vida das pessoas. Cabe aos profissionais estarem abertos e de olho nessas mudanças para poder acompanhar, melhorar e adaptar as novas tendências para nossas realidades.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Montoya, realmente bem atual seu enfoque, pois circunstancia adequadamente as possibilidades para o jornalismo em um espaço que geralmente é discriminado.
Torço para que na próxima abordagem vc fale do valor extremamente caro do SMS no Brasil.
wpa