sábado, 16 de maio de 2009

Jornalismo Colaborativo: Um novo desafio para os Jornalistas


A notícia produzida pelo cidadão comum
Com o desenvolvimento tecnológico dos últimos anos e a popularização da internet o Jornalismo online surgiu tendo como a sua principal marca o imediatismo. Essa nova forma de informar se popularizou e ganhou status entre as grandes redes de comunicação que passaram a usar mão desse recurso para atrair cada vez mais leitores/expectadores/ouvintes. A internet propôs desafios para quem faz a notícia, questionado o uso do lead e da pirâmide invertida no cyber espaço, e defendendo o uso de hiperlinks e textos curtos e objetivos. Outra grande polêmica que ela trouxe com a sua ascensão foi o papel do jornalista na concepção da notícia.
O jornalismo Colaborativo, ou Open Source, é aquele onde quem recebe a notícia também é capaz de produzi-la. Em outras palavras, são as pessoas pegando suas máquinas fotográficas ou celulares e saindo para filmar ou fotografar aquilo que para eles é digno de notícia, e depois mandando para grandes portais da rede, onde ficam disponíveis para os outros internautas. Ai que está a grande questão: Se os próprios usuários podem produzir conteúdo, qual seria o papel do jornalista nesse novo jornalismo online?
Ana Maria Brambilla, jornalista, mestre em Comunicação e editora assistente de conteúdo colaborativo na Editora Abril, citou em um de seus artigos uma possível saída para os jornalistas: “como uma alternativa para a reorganização dos papéis entre os interagentes deste cenário,aconselhando que jornalistas sejam responsáveis por reescrever os artigos, adaptando as informações de base, fornecidas por qualquer internauta, aos parâmetros jornalísticos de texto sustentados pela imparcialidade e pela objetividade”. A autora ainda defende em outro artigo que o Jornalista não pode ser o único dono da palavra, e que os colaboradores da notícia não devem ser vistos como inimigos, mas sim como aliados.

Dessa forma, podemos acreditar que o Jornalismo ainda continuará tendo um importante papel no ambiente virtual. Porém, mudanças e adaptações serão necessárias para que o Jornalismo Digital possa evoluir. Assim como existem a linguagem radiofônica e a linguagem televisiva, o texto para um jornal online não podem ser igual ao visto no jornalismo impresso. E o comportamento do profissional de cada área tem que ser distinto também. E por que não aproveitar a interatividade que a internet oferece para ter conteúdo exclusivo e de quem está vivenciado o fato? O jornalismo colaborativo exige dos profissionais da área aquilo que eles sabem fazer de melhor: averiguar fatos, editar textos, e criar notícia de forma que prenda a atenção de quem vai ler. O Open source veio para revolucionar a maneira de como se fazer Jornalismo, e exigir que os profissionais de mídia tornem o noticiário cada vez mais atrativo e interativo. Afinal, se os leitores não gostarem, eles mesmos poderão fazer o seu próprio jornal....

Um comentário:

Aldrey Riechel disse...

Sobre essa dita "nova linguagem" de internet que "pede" textos mais curtos na internet, não acho que é totalmente verdade. Tanto que cresce o número de pessoas que lêem livros pela internet.

No site que eu trabalho sobre meio ambiente, por exemplo, um grande diferencial é a publicação de documentos na íntegra e divulgação de pesquisas online.