sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Transformação: de impresso à web

O Irlandês Irish Times, como muitos jornais, possui sua versão online de seu jornal impresso

Do Papel ao Virtual

Muitos dos grandes veículos de comunicação já têm um produto jornalístico dentro da web, seja ele como um complemento de sua mídia original como algo totalmente novo e diferente. Segundo o site jornalismowordpress.com, o mais famoso e influente jornal Irlandês, o Irish Times, além de ter sua versão online, o Ireland.com, está fazendo uma integração entre os produtos da web e do impresso. O objetivo dessa empresa é de incentivar os jornalistas a produzirem matérias tanto para o formato de web, quanto para o formato impresso. Mas no entanto, aí surge um problema que é como fazer um jornalista que sempre escreveu para impresso, repentinamente começar a escrever para web? Quais seriam as adaptações que devem ser feitas para que o jornalista possa produzir matérias para ambos os formatos e com qualidade?

Adaptação é a chave

Quanto mais rápido essa adaptação acontecer, melhor para o jornalista e consequentemente para o meio em que está. Na web, porém, existem mais ferramentas que ele possa usar a seu favor.
Uma delas é o nível de informação que se pode encontrar dentro da internet.
Quando usado de modo correto os links externos em uma página podem enriquecer muito a matéria, além de dar uma dinâmica que o jornal não possui, podendo fazer com que o leitor não se sinta "preso". Contudo, existe um porém, que não pode ser esquecido: nunca dar links que distraiam o leitor pois ele pode não voltar a matéria.
Uma segunda ferramenta que a web possui é a instantaneidade como os sites de notícias 24h, que exige um tipo de texto mais objetivo. Na web o ideal é uma matéria com um caráter mais breve, que seja mais sucinta. Por causa da velocidade em que a informação viaja, a maioria dos leitores não fica muito tempo em uma página já que outro fato novo surge extremamente rápido.

Futuro do impresso

O Irish Times é um exemplo de mudanças que acontece nos jornais influentes por todo o mundo.
Depois de fazer um jornal online, ainda propôs uma interação entre os seus respectivos meios através de seus repórteres, o que é uma grande "jogada", podendo criar vários jornalistas "híbridos" para si e melhorar cada vez mais seus dois produtos jornalísticos.
Contudo, o futuro do impresso está em cheque para muitos, cotado como uma crise, mas vai ter o seu espaço garantido no futuro mesmo com as novas tecnologias. Os jornais impresso têm uma característica de aprofundamento muito maior do que na web, já que vai noticiar um fato que já aconteceu ele pode dar maiores detalhes. Assim com outros fatores que podem influenciar (leitura, o fato de muitos ainda tem a necessidade de algo palpável, à mão) o jornal impresso ainda tem o seu espaço, que pode estar diminuindo, mas com certeza não vai acabar.

Nenhum comentário: