Microblogging é um assunto polêmico! Atualmente, o serviço com maior audiência é o Twitter,
O Twitter é uma ferramenta eletrônica de comunicação tão útil quanto qualquer outra (e-mail, IM, celular, blog, etc), mas é preciso saber usá-la. A comunicação é uma das manifestações mais complexas na natureza humana, portanto a escolha do canal adequado é fundamental para garantir o melhor uso da informação pelo receptor da mensagem.
As ferramentas de micro-blogging são extremamente invasivas! Elas podem interromper uma reunião de trabalho com uma mensagem SMS ou com um popup do seu comunicador instantâneo.
O modelo de comunicação baseado em multicast, promovido pelo micro-blogging, é ideal para o uso corporativo. Por exemplo, uma agência de notícias pode divulgar notícias ou um site de comércio eletrônico pode divulgar ofertas especiais para o público interessado. Certamente, com o amadurecimento da tecnologia, os usuários irão encontrar outras aplicações para essa tecnologia.
Microblogging como ferramenta jornalística.
Orkut, Facebook, MySpace, YouTube, Twitter, Flickr mostra as diversas situações em que estes sites podem ser explorados como fonte de informação para a construção de reportagens. Realmente é impressionante o crescimento dos Microblogging como ferramenta jornalística ou como plataforma para o jornalismo, principalmente devido a sua característica de atualização constante, rápida e a postagem de mensagens curtas.
Constantemente a credibilidade do jornalismo social é posta em xeque, os veículos tradicionais defendem que somente eles estão aptos a noticiarem com credibilidade, e que o jornalismo social não é confiável. Trata-se de uma meia verdade, uma vez que os veículos tradicionais cometem verdadeiras gafes, como o caso do "Homem diminui o dedo para usar o iPhone", noticiado pelo Estadão. A confiabilidade do jornalismo social é diretamente proporcional ao número de fontes, ou a credibilidade conquistada por algumas delas. Um grande número de fontes permite ao leitor avaliar por amostragem o que é ou não confiável, e assim construir a sua percepção de confiabilidade de algumas fontes. Muitos blogs publicam matérias de alta qualidade e confiabilidade, uma vez que, para alguns, o blog é uma fonte de status e/ou receita, e o leitor é o seu mais valioso ativo.
O cuidado com a credibilidade na informação.
Em termos de número de fontes, velocidade e interação, o microblogging revelou-se um grande aliado do jornalismo social, e o Twitter é de longe a mais popular ferramenta de microblogging. O caso do incêndio na Califórnia foi notório, mas não o único coberto via Twitter. A grande "sacada" é que em microblogging o texto é limitado a 140 caracteres e o celular é uma potencial ferramenta jornalística. Textos via SMS para o Twitter, fotos e vídeos via email para o Flickr e YouTube respectivamente e, na outra ponta, temos a noticia em qualquer dispositivo.
As facilidades digitais facilitam a vida do jornalista, porém é preciso ficar atento a veracidade da informação que chega cada vez mais rápida ao receptor.
O Twitter é uma ferramenta eletrônica de comunicação tão útil quanto qualquer outra (e-mail, IM, celular, blog, etc), mas é preciso saber usá-la. A comunicação é uma das manifestações mais complexas na natureza humana, portanto a escolha do canal adequado é fundamental para garantir o melhor uso da informação pelo receptor da mensagem.
As ferramentas de micro-blogging são extremamente invasivas! Elas podem interromper uma reunião de trabalho com uma mensagem SMS ou com um popup do seu comunicador instantâneo.
O modelo de comunicação baseado em multicast, promovido pelo micro-blogging, é ideal para o uso corporativo. Por exemplo, uma agência de notícias pode divulgar notícias ou um site de comércio eletrônico pode divulgar ofertas especiais para o público interessado. Certamente, com o amadurecimento da tecnologia, os usuários irão encontrar outras aplicações para essa tecnologia.
Microblogging como ferramenta jornalística.
Orkut, Facebook, MySpace, YouTube, Twitter, Flickr mostra as diversas situações em que estes sites podem ser explorados como fonte de informação para a construção de reportagens. Realmente é impressionante o crescimento dos Microblogging como ferramenta jornalística ou como plataforma para o jornalismo, principalmente devido a sua característica de atualização constante, rápida e a postagem de mensagens curtas.
Constantemente a credibilidade do jornalismo social é posta em xeque, os veículos tradicionais defendem que somente eles estão aptos a noticiarem com credibilidade, e que o jornalismo social não é confiável. Trata-se de uma meia verdade, uma vez que os veículos tradicionais cometem verdadeiras gafes, como o caso do "Homem diminui o dedo para usar o iPhone", noticiado pelo Estadão. A confiabilidade do jornalismo social é diretamente proporcional ao número de fontes, ou a credibilidade conquistada por algumas delas. Um grande número de fontes permite ao leitor avaliar por amostragem o que é ou não confiável, e assim construir a sua percepção de confiabilidade de algumas fontes. Muitos blogs publicam matérias de alta qualidade e confiabilidade, uma vez que, para alguns, o blog é uma fonte de status e/ou receita, e o leitor é o seu mais valioso ativo.
O cuidado com a credibilidade na informação.
Em termos de número de fontes, velocidade e interação, o microblogging revelou-se um grande aliado do jornalismo social, e o Twitter é de longe a mais popular ferramenta de microblogging. O caso do incêndio na Califórnia foi notório, mas não o único coberto via Twitter. A grande "sacada" é que em microblogging o texto é limitado a 140 caracteres e o celular é uma potencial ferramenta jornalística. Textos via SMS para o Twitter, fotos e vídeos via email para o Flickr e YouTube respectivamente e, na outra ponta, temos a noticia em qualquer dispositivo.
As facilidades digitais facilitam a vida do jornalista, porém é preciso ficar atento a veracidade da informação que chega cada vez mais rápida ao receptor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário