terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A arte de aprender escrever bem na publicidade e jornalismo


União da publicidade e do jornalismo, prepara melhor o profissional para o mercado de trabalho


A comunicóloga, Nara Lima, formou-se em 2007, não satisfeita com uma habilitação na área de comunicação: a publicidade, foi em busca de novos desafios, para assim aprender cada vez mais, um pouco sobre este imenso universo que é o da comunicação. Cheio de opções, cores, formas, jeitos de se comunicar, modelos e formatos que a indústria da comunicação apresenta todos os anos para a população em geral. Em fevereiro de 2008, Nara iniciou na Universidade de Mogi das Cruzes - UMC uma nova habilitação e comunicação: o jornalismo.
Iniciar outra habilitação mesmo sendo na mesma área, era um desafio e tanto para Nara, pois durante quatro anos, suas ações eram focadas em planejamentos de marketing, comunicação, criação, mídia, entre outros e agora sua forma de transmitir a comunicação havia mudado, isso fazia ampliar ainda mais suas formas de se comunicar num mercado tão competitivo.
Nara conta que tudo era diferente, as pessoas, a forma de escrever, os pensamentos, a maturidade don colegas de sala, tudo entre estudantes de publicidade e jornalismo era diferente. Ela teve algumas dificuldades para se adaptar devido ao foco que o jornalismo dá ao leitor, bem diferente da publicidade. Nara tem como objetivo depois de formada agregar o jornalismo à publicidade, ampliando seu currículo na área que já atua o marketing.
Um momento relatado pela comunicóloga Nara Lima, foram em suas primeiras aulas de redação quando ouviu falar das palavras: abre, retranca, linha fina, lead, etc. Ela chegou a imaginar que estava num outro "mundo" e realmente estava, mundo esse que não a recebeu de braços abertos. Foi então que Nara começou a procurar por livros de jornalismo, que abortassem a teoria deste tema.
Seus primeiros autores foram Dad Squarisi, Arlete Salvador, Ingedore Villaça Koch, Felipe Pena, Flávio Prado, dentre tantos outros que fora consultado; neles ela pode aperfeiçoar a teoria que lhe fizera tanta falta nos primeiros dias de aula. Juntando o conhecimento teórico dos livros, a prática vivida na sala de aula, Nara pode desenvolver e ir aperfeiçoando sua forma de escrever, pensar e entender um pouco mais o meio jornalístico.
Nara declara que aprendeu muito durante o ano de 2008, esse aprendizado trouxe a ela a noção perfeita do que almeja e do que não deseja para sua vida profissional. "Já nascemos com um destino, durante o percurso cada um tem o livre arbítrio para fazer o que quiser, esse caminho pode ser mais doloroso para uns e mais doce para outros, quem decide isso é você, eu decidi o meu e você, vai decidir por qual?" diz.

Nenhum comentário: