terça-feira, 5 de abril de 2011

A identidade e a praticidade na web conquista cada vez mais usuários

Interatividade: identidade forte na internet: via google.com/imagens


O aparecimento de um novo meio de comunicação, a Internet, introduziu na sociedade novas rotinas, conceitos e públicos. A identidade na web faz da interatividade e objetividade seus pontos mais fortes. Porém sua maior dificuldade é despertar o interesse do leitor e fazê-lo ler um texto integralmente, pois os usuários dispõem de pouco tempo e procuram sempre a praticidade. Professores, estudiosos e os próprios jornalistas discutem a identidade e a evolução do jornalismo na internet. O jornal “O Globo” publicou uma matéria no mês de agosto de 2010, onde mostra a mulher que reinventou o jornalismo on-line. Ariana Huffington (EUA) criou o maior sucesso do jornalismo na web, o conhecido “Huffington Post”. Essa ferramenta é utilizada como uma arena de debate on-line, com participação de blogueiros que postam gratuitamente, e com noticiário ágil e interativo, atraindo milhões de usuários.


Segundo o professor de jornalismo gráfico da Universidade Federal de Santa Maria, RS, José Antonio Meira da Rocha em seu site discute sobre jornalismo on-line, onde em uma pesquisa informal entre os usuários da web, mostra que os participantes apontaram principalmente para a instantaneidade, interatividade e arquivamento de noticias como um dos pontos altos da mídia digital. Na visão de Jacob Weisberg, presidente do Slate Group, empresa que edita a revista digital Slate.com, os webjornalistas devem usar uma linguagem cada vez mais coloquial e intimista como as dos blogs. “Quando se escreve em um meio digital, há uma relação muito próxima com o leitor, é como escrever um e-mail para ele, o leitor comenta sua informação e ainda passa adiante através das redes como Twitter, facebook, por isso é preciso ter um tom mais intimista”. Atualmente essas redes desenvolvidas criam uma identidade, no qual permite o receptor a interagir com o jornal e funcionar posteriormente como fonte, proporcionando ao leitor vídeos, imagens, sons, tudo que complementa a informação e podendo ser visto por redes mundiais.


Os jornais on-line ao mesmo tempo em que proporcionam uma identidade muito positiva sobre o individuo, geram também algumas questões e problemas. Por exemplo, o hipertexto permite o leitor compreender a informação da forma que achar conveniente, deixando o jornalista sem controle da situação comunicacional, gerando significados não pretendidos. Já a interatividade gera pressões sobre os jornalistas podendo deixar o leitor frustrado, quando a informação causa uma reação insatisfatória, porém a interatividade permite o jornalista buscar a informação de várias maneiras e do mundo todo.


Portanto a identidade do jornalismo on-line tende a evoluir cada vez mais, com a proposta de sempre levar a informação de forma ágil e objetiva. Porém todo e qualquer meio de comunicação têm seus problemas que podem ser resolvidos com criações de novas ferramentas que vão sendo moldando de acordo com novos usuários.

2 comentários:

webjorsuperacao disse...

Quais ambientes e profissionais poderia ser classificados como de identidade digna de honra!?

webjorsuperacao disse...

Renata, poderíamos dizer que há um limite na interatividade!? Será qu tudo na vida pode ser manuseado ao gosto de quem manuseia!?
Willweb