domingo, 3 de abril de 2011

O “jornalismo” open source


Imagem: Nuno Miranda Ribeiro

Thiago Rodrigues - 64894

O jornalismo open source é o responsável a caracterizar de forma polêmica as produções e publicações com notícias de certo modo colaborativas. O fato de ser polêmica é devido o jeito de dar nome de jornalismo para uma prática aberta a qualquer tipo de pessoa, provocando assim a atenção de defensores mais exigentes da legitimidade de profissionais de imprensa.

Seguindo por isso, o site Assignment Zero, associado à revista Wired e à iniciativa Open Source, NewAssignmente.net, tem um projeto futuro com a ideia de juntar jornalistas e pessoas comuns para um princípio de conceitos iniciativos, liderado pelo acadêmico defensor do Jornalismo Open Source, Jay Rosen.

O problema é que o Open Source não é considerado nenhum modo de profissão para o jornalista, a única meta é apenas para poder fortalecer grandes bases de comunicação, cuja a função principal para a imprensa é de aperfeiçoar o potencial critico e analítico do público em questão. Mesmo assim o termo ainda é usado como jornalismo com uma abertura de código fonte de softwares.

É assim que se pode entender como se faz um noticiário online, com produção coletiva, tendo a apresentar uma melhor qualidade de informação para o programa massivo em questão. Com envolvimento de agentes, sobretudo, por um interesse pessoal que pode fazer com que bons resultados obtidos venham a ser a melhor recompensa. Agregando ao respeito pelo qual é citado. O compartilhamento do jornalismo é uma ideia pratica, feita do público para o público.


Fontes pesquisadas:

http://opapeldasnoticias.org/tag/jornalismo/

http://www6.ufrgs.br/limc/PDFs/Ana_4.pdf

http://www.dicas-l.com.br/zonadecombate/zonadecombate_20070514.php

http://bzanella.blogspot.com/2008/05/jornalismo-open-source-jornalismo.html

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Opa, sempre bom lembrar do open source, que entrou em baixa em virtude da crise da mídia.
Mas certamente as reconfigurações vêm para ajudar a manter uma parcela da mídia no âmbito democrático.
willweb