segunda-feira, 4 de abril de 2011

Motores de busca realmente ajudam?






Legenda: Os motores de buscas facilitam e dificultam a vida dos usuários.






Os motores de buscas são cada vez mais utilizados na internet. Não só pelos estudantes, mas por qualquer outra pessoa usuária da internet. Alguns exemplos dessas ferramentas são: Google, Bing, Msn, Yahoo, Ask, etc. A facilidade e a rapidez para achar repostas e tirar dúvidas são os principais motivos para o tão frequente uso. Para o jornalismo o uso dos motores de busca facilita a rapidez da divulgação da notícia, assim como, ajuda também, os jornalistas a tirarem algumas dúvidas para escreverem suas matérias.

O professor doutor de Ciências da Comunicação Joaquim Paulo Serra ressalta a vulnerabilidade do uso dos motores de buscas. A dificuldade de achar uma página confiável entre muitas outras. Quando se usa palavras-chaves ou expressões próprias do assunto, o número de resultados diminui, entretanto pode-se perder links com conteúdos importantes. A professora doutora de Comunicação Social Sandra Portella Montardo afirma que as ferramentas de busca não estão dando conta de organizar e tornar facilmente acessível o grande volume de informações que surge a cada dia.

Ao mesmo tempo que ajuda milhares de pessoas a tirarem dúvidas cada dia mais descabíveis e complexas, os motores de buscas confundem com seus inúmeros resultados. Dependendo da palavra que é colocada no campo de busca aparecem centenas, milhares de resultados diferentes.Quem olha todos os sites?Quem fica só na primeira página? As pessoas tendem a olhar só os primeiros resultados e se dão por satisfeitas. Mas quando a busca é simples, o resultado é positivo. A prioridade é rapidez com satisfação.

De acordo com os estudos da professora doutora Sandra Montardo os motores de buscas terão cada vez mais desafios pois está acabando os intermediários na produção e na distribuição das mensagens. E o que os internautas postam na web interfere cada vez mais nas marcas e nas organizações. Hoje ninguém mais gosta de esperar por alguma coisa. Não existe mais a paciência para esperar chegar na biblioteca, ou comprar um jornal. É só jogar lá no Google que a resposta sai em menos de 1 minuto.

Fontes




Um comentário:

webjorsuperacao disse...

ENTÃO,... os motores vão parar!? Interessante a pista que vc deixa, pois os motores parecem ser extensões do desejo de pesquisa que sempre remete para possibilidades e n unca para o ideal.
Ou, como dizia Vanevar Bush... é assim que pensamos ... (!?)
VAleu
willweb