terça-feira, 5 de abril de 2011

Convergência entre impresso e web

Convergência vincula várias tecnologias. Via Quintal Virtual

A convergência entre o jornalismo impresso e a web é questão adequação, uma vez que ambos ganharão mais força caso se unam. O jornalismo impresso perdeu um pouco a força que tinha antigamente com a chegada de vários outros meios de comunicação de massa, em destaque a web, que é caracterizada principalmente pelo seu imediatismo e velocidade de postar notícias novas a todo momento.


Atualmente, estes veículos, juntos, possuem uma força maior, uma vez que as informações divulgadas no impresso são incluídas nas páginas virtuais, local de fácil acesso à população, que pode conferir o mesmo noticiário no jornal pela web. Este é um dos pontos observados no texto publicado na página virtual do jornal O Estado de S. Paulo, denominado "A convergência do jornal com a web", que fala também em como o veículo impresso do grupo começou a ser divulgado pela internet.


O lado bom de convergir a web e o impresso é que a população passa a ter fácil acesso ao noticiáiro diário publicado no jornal por meio da web, o que possibilita ao leitor ter uma informação com o mesmo conteúdo do impresso. Por outro lado, o jornal impresso acaba perdendo um pouco a capacidade de ser "inédito", o que, com a chegada da internet, isso tornou-se quase impossível. No entanto, enquanto se pensa em produzir textos só para a web, tal como o impresso, a tecnologia vai avançando e deixando muita gente pra trás, como explica melhor no texto "Do Papel à Convergência", do site Jornalismo na Web.


Portanto, o jornalismo impresso com o jornalismo on-line devem interagir-se pois assim ganham forças e atraem o maior número de leitores. Por mais que o jornalismo na web seja caracterizado por seu imediatismo e normalmente por uma leitura mais rápida do interessado, ele é importante, principalmente, para o veículo de comunicação impresso divulgar o seu trabalho e os textos publicados no impresso.


Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Parece haver alguns exemplos de convergência em ação.
Se a TV não agiu enquanto era tempo, agora, a TECNOLOGIA se incumbirá de colocar os ambiciosos empresários da mídia em seus devidos lugares.