terça-feira, 5 de abril de 2011

Evoluindo plataformas jornalísticas

A prática jornalística de blocos de papel à minúsculos aparelhos digitais



Em meio tantas polêmicas sobre a obrigatoriedade do diploma de jornalismo, lei de imprensa e ética no jornalismo, tanto os comunicadores quem vem se adaptando quanto os que já pegaram ou que pegam essa fase fazem a mesma questão a si próprios: “Que caminho jornalístico escolher diante tanto dinamismo? A Web realmente é uma plataforma capaz de abranger toda a camada populacional interessada e os assuntos pertinentes aos acontecimentos? Teremos num futuro bem próximo uma base sólida, ou seja, ambientes que comportarão de maneira sucinta o dinamismo, a rapidez e a quantidade de informações que integrarão os internautas a verem e captarem todo o vasto material que a internet e outros ambientes trazem a nós?” Atualmente, essas questões são de causar impacto em alguns que não vêem o jornalismo futurístico de maneira ampla, temos como exemplo o diretor do Grupo Promotora Informaciones (PRISA), que publica o El Pais, Juan Luis Cebrián, que acredita que em no máximo 15 anos o jornal impresso estará extinto, tanto é que, toda a estruturação, diagramação e texto do jornal Espanhol, é cada vez mais prática e dinâmica, levando em conta os aspectos e características de cada leitor que visa captar o máximo de informações em um menor tempo possível. No geral, ainda não se sabe metodicamente se o jornalismo que percorrerá o futuro em relação às novas mídias digitais, se poderão fazer necessárias para ambientes de leve e de fácil acesso, mais prático do que ir numa banca de jornal. A perspectiva é de cada vez mais surgem novas plataformas que abrangerão informações em questão de segundos, visando e objetivando crescimento do mercado midiático, é claro que, meios sólidos como o jornal ou revista também sofrerão modificações, mas que não irão acarretar em uma possível extinção, até porquê nada tirará o brilho que é absorver informações de um papel.

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

Rodrigo, vc tem por aí o nome, função e estratégia das plataformas que os jornalistas vão utilizar em futuro próximo!?