terça-feira, 5 de abril de 2011

Tecnologia caminha a favor do Jornalismo


Tablet tendência e o futuro do jornalismo digital via r7.com


Apresentado ao mundo no início de 2010, com a promessa de ser uma grande tendência em tecnologia pessoal, o tablet é uma espécie de prancheta eletrônica multimídia que facilita a navegação na web, leitura de documentos, jornais, livros e outras variações de funções em uma tela sensível ao toque (touchscreem). E considerado uma alternativa para os meios de comunicação voltados ao jornalismo, continuarem a vender seus conteúdos de forma interativa. A maioria das pessoas acessa os conteúdos digitais gratuitamente, e os meios de comunicação de hoje apenas fazem uma transcrição do impresso para a web com qualidade questionável, isto gerou uma crise no que se refere ao jornalismo, segundo Kerry Northrup, da University. Northrup que esteve em São Paulo para evento da Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER). O desafio é usar os tablets para vender conteúdos. Porém efeitos da gratuidade ainda assombram. O grande nicho para esta crise é olhar o mercado multimídia como produtor de conteúdo com qualidade, não só como relator superficial de uma notícia, e assim mudar o conceito de que tudo que é oferecido na internet tem que ser gratuito, o consultor da ANJ, Antonio Athayde afirma que Reverter isso é um enorme desafio. E conclui que somente atitudes coletivas garantem um bom resultado. Em relação aos dispositivos, ainda precisam se readequar as necessidades dos consumidores, Ray Pearce, do The New York Times, ressalta a conectividade ubíqua, possibilidade de download a qualquer tempo, design convidativo à leitura e ágil. O jornal The Daily, já saiu na frente e no dia 2 de fevereiro deste ano anunciou a primeira publicação em totalmente desenvolvida para ipad. A sobrevivência do jornalismo digital está em dar profundidade dos diferenciais ofertados, os formatos devem ser modernos, interativos e ricos de conteúdos textuais e de imagens, os editores e redatores devem estar preparados as mudanças de linguagem e se adequarem aos novos leitores que procuram interatividade com qualidade. Fontes relacionadas: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/tablets-surgem-como-tendencia-de-sucesso-em-2010-e-provocam-ipadmania-20101213.html http://webinsider.uol.com.br/2011/04/01/as-perspectivas-para-o-mercado-de-tablets/ http://www.aner.org.br/Conteudo/noticias/iv-forum-aner-destaca-futuro-positivo-para-o-meio-revista-185199-1.asp http://www.techninja.com.br/noticias/the-daily-jornal-diario-para-ipad-lanado-estados-unidos/

Um comentário:

webjorsuperacao disse...

IMPRESSIONANTE como as grandes empresas têm medo de disponibilizar conteúdo gratuito.
O desafio não será só migrar apara o ipad, mas fazer com que esta tecnologia seja barata para que a mídia impressa valha a pena estar nesse lugar INEXORÁVEL.