sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

A tecnologia a serviço da informação

Com o auxílio da tecnologia, celulares podem se tornar grande aliado dos jornalistas (foto)



Em tempos de modernidade, estar antenado nas notícias que acontecem ao redor do mundo é algo que está ao alcance de todos, pobres, ricos, negros, brancos, adultos e crianças. Para isso é preciso apenas estar atento aos diversos tipos de mídias e saber de que forma podemos engerir notícia através dela.


Com o avanço da tecnoligia digital, ter acesso à veículos de comunicação ficou ainda mais fácil. Atualmente o jornalismo não se restringe somente ao bom e velho jornal ou revista, nem tampouco a massacrante e viciosa televisão. A internet ajudou a dar um salto na tecnologia de informação, facilitando o acesso às notícias em tempo real. Entretanto não é ela quem determina o jornalismo como um todo.


É interessante notar que existem inúmeras formas pelas quais atualmente as pessoas se comunicam e distribuem notícias. Não que o jornal impresso tenha sido deixado de lado, pois ele é resistente o bastante para se manter nesta "briga entre mídias", afinal de contas existem pessoas que não abrem mão de tê-lo em mãos, disponível em qualquer hora ou lugar. Porém, o jornal impresso pode estar um pouco ameaçado. Latp tops, celulares, palm tops e outros diversos equipamentos exercem hoje as fuções de um jornal impresso, podendo também estar acessíveis em qualquer espaço sem a necessicade de grande suporte técnico.


Jornalismo através do celular


É possível saber e acompanhar os acontecimentos do Brasil e de todo o mundo através dos canais de comunicação instalados e transmitidos via celular. A linguagem utilizada neste veículo de comunicação nada mais é do que a transposição de uma linguagem de tv ou rádio, porém com suas adaptações. Para Fernando Corrêa do Carmo, aluno de mestrado da Cásper Líbero e estudioso no assunto, a linguagem utilizada nos celulares não representou grandes mudandças para o jornalismo. Isto comprova que a tecnologia pode ser sim uma aliada do jornalista, não importanto o meio de comunicação na qual é veiculada mas sim a sua trajetória até que chegue ao interlocutor.


Mas é preciso reconhecer que com este novo aliado, o celular, ficou ainda mais fácil para os jornalistas desempenharem suas funções. Para isto basta notar que a quantidade de pessoas que possuem celulares no mundo chega a um número impressionante, no Brasil cerca de 15% da população, em alguns casos dois ou três por pessoa. Vale lembrar também que este aparelho se tornou parte da sociedade, algo quase que imprescindível e que hoje em dia raramente as pessoas o abandonam sequer por alguns instantes. Sendo assim, com este veículo de comunicação ao alcace de muitos, ficou ainda mais fácil e rápido transimitir fatos e acontecimentos em tempo real e fazer com que se dissipem na sociedade com uma rapidez ainda maior.




Nenhum comentário: