quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A luta de um estágiario

O livro "Vida de estagiário" é um manual recheado de histórias de estagiários, desde o ânibus lotado até a hora da marmita.


"O trabalho enobrece o homem", esse é o tipo de coisa que se costuma ouvir dos pais, dos chefes, ou às vezes repetem a si mesmos, na tentativa de se convencer que estão fazendo algo realmente útil.
No caso dos estagiários a pressão é ainda maior, afinal encarar o difícil mercado de trabalho de hoje com as precárias condições oferecidas é um grande desafio para aqueles que só estão no começo de suas profissões.
É por essas e por outras que a estudante de jornalismo Fernanda Lima tem um certo pavor de estágios.
No começo de 2008 realizou seu primeiro estágio como assessora de imprensa que por sinal foi um desastre. Seu chefe achava que ela era uma profissional, que sabia de tudo, mandava e desmandava, se esquecendo que ela estava ali principalmente para aprender.
Não durou um mês e a estagiária pediu suas contas, não agüentou a pressão, pois ali provava que o estágio era tão pavoroso quanto pensava.
A futura jornalista então não desistiu, porém a história agora era outra, a tão desprezível remuneração oferecida.
Um jornal local de Mogi das Cruzes se interessou muito pela jovem que também ficou contente com a vaga até o momento que ficou sabendo que sua bolsa auxílio seria tão baixa, mas tão baixa que nem pagaria o transporte e a comida que por sinal não estavam inclusas.
Foi uma grande decepção, pois mais uma vez provava para a jovem que grande parte dos estagiários são ignorados.
Passaram-se alguns meses e então surgiu uma vaga através no Centro Integração Empresa e Escola (CIEE) para trabalhar em uma rádio da cidade onde esta até hoje.
Apesar de não exercer totalmente sua profissão lá, a estagiária esta feliz com o trabalho, porém ainda pretende encarar o tão temido estágio em outro lugar que tenha mais condições de aprendizagem, afinal no ano que vem é seu ultimo ano o que exige dela certa experiência para o mercado de trabalho.
A história de Fernanda é a pura realidade dos estágios, chefes escrotos, pilhas desumanas de serviço e remuneração baixa - isso quando se paga alguma coisa - são só a parte mais corriqueira. E o aprendizado que é bom, acaba ficando para traz.
Fernanda dá uma grande dica de leitura, o livro Vida de estagiário , da editora
Conrad Editora
, um Manual com muitas histórias reais de estagiários, dificuldades e principalmente a superação de cada um deles para chegar onde estão.
Para ela o livro é uma grande troca de experiências afinal superação é o que ela vive para chegar até onde pretende.


Nenhum comentário: